terça-feira, 24 de maio de 2011

A importância de uma agenda em nosso cotidiano



À medida que os anos passam, a vida em sociedade se desenvolve e
as relações profissionais se tornam cada vez mais complexas. O 
número de tarefas e compromissos cresce exponencialmente e chega
um momento em que não podemos mais depender apenas da 
memória para controlar nossos prazos.
Um bom chefe não é aquele que consegue fazer tudo, mas sim aquele que sabe delegar  tarefas com eficiência. E o mesmo princípio se aplica a nós. O importante não é conseguir memorizar um grande número de datas e eventos, mas saber delegar essa função a uma ferramenta auxiliar, que responde pelo nome de Agenda.
Fazendo isso, livramos nossa mente de um fardo adicional e podemos nos concentrar naquilo que realmente importa, o bom desenvolvimento de nosso trabalho.
Para fazer bom uso de uma agenda siga os conselhos abaixo:
• Dê preferência às agendas eletrônicas, seja utilizando um PDA, um Smartphone, um programa de sua preferência ou uma agenda on line, como a Agenda do Google, que é gratuita e pode ser acessada de qualquer lugar, bastando ter acesso à internet;
• A vantagem das agendas eletrônicas sobre as agendas convencionais, em papel, é o manuseio. Você terá opções de visualizar na tela apenas um dia, uma semana, um mês ou até um ano inteiro. Isso lhe dará rapidamente uma excelente noção dos compromissos existentes. Além disso, poderá alterar ou excluir eventos a qualquer momento;
• Lance na agenda todos os compromissos, sem exceção. De nada adianta ter uma agenda em funcionamento se você ainda precisar se lembrar de compromissos que ficaram de fora;
• Agende os novos compromissos assim que surgirem. Se você for esperar para colocá-los na agenda apenas no final do dia, por exemplo, correrá um grande risco de esquecer alguma coisa e perceber o fato apenas após ter perdido o compromisso;
• Faça uso da ferramenta para agendar não só eventos, como reuniões e apresentações, mas também tarefas. Assim, se você precisa entregar um relatório na sexta-feira, agende este prazo como um compromisso;
• Consulte sua agenda todas as manhãs. Essa deve ser a primeira atividade do expediente. Observe não apenas o dia de hoje, mas também o restante da semana para saber se existe algum evento em que você precise começar a trabalhar agora;
• No final do expediente, dê uma olhada na agenda do dia seguinte para saber se existe algum compromisso para o qual você precise chegar mais cedo, por exemplo;
• A segunda-feira é o dia de olhar a agenda do mês. Verifique rapidamente todos os compromissos do mês e, se for necessário começar os preparativos para algum deles agora, faça isso.
Ao incorporar o uso da agenda aos seus hábitos, você terá uma melhor noção de tempo e tarefas que resultará, certamente, em ganho de produtividade.

domingo, 22 de maio de 2011

Sempre atrasado? aprenda a fazer o relógio trabalhar a seu favor:

Estar atrasado uma vez ou outra é algo que acontece a quase todos nós, mas algumas pessoas transformam o atraso em uma característica – e em uma razão pela qual seus colegas e parceiros não querem depender deles, ou atuar em conjunto.

Mudar um hábito ou uma característica raramente é fácil, mas o primeiro passo do processo de mudança é reconhecer que há um problema. Isto vale para problemas com excesso de peso, alcoolismo, sedentarismo, vícios em geral, e também para o hábito do atraso.



Se você diariamente se atrasa para mais de um compromisso, se para atender a alguns compromissos você invariavelmente deixa outras pessoas na mão, se em algum dos seus compromissos habituais você consistentemente chega bem depois de os demais participantes desistirem de lhe esperar, pode estar na hora de mudar alguma coisa nos seus hábitos.

Mesmo se você está em uma posição de autoridade em que nenhum de seus parceiros possa questionar a sua impontualidade, deixá-los esperando não é eficiente, e nem contribui para a manutenção continuada desta sua posição.


Algumas dicas para acabar com seus atrasos constantes

  • Passe a ter uma agenda – e registre nela todos os seus compromissos. Se puder, recorra a algum tipo de agendamento eletrônico que possa relembrá-lo automaticamente dos compromissos com antecedência suficiente para que você possa atendê-los. O agendamento também impede que você marque 2 compromissos no mesmo horário. Mas ele só é eficaz se você realmente agendar todos os seus compromissos, e se consultá-lo ao longo do dia – caso contrário, é apenas mais uma perda de tempo e fonte de stress.
  • Não seja otimista com seus horários. Considere o tempo de deslocamento entre seus compromissos, estime corretamente a duração deles, e insira algum tempo a mais para não desmoronar a estrutura inteira se o trânsito estiver difícil, ou se o diretor resolver fazer um discurso de abertura que não havia sido planejado. Planeje para chegar ao local de cada compromisso 15 minutos antes do seu início, e não 15 minutos depois, como você tem feito.
  • Esteja confortável para falar o necessário. Se for preciso, pratique e ensaie. São frases simples, mas muitas vezes é difícil dizer “infelizmente não posso agendar, tenho outro compromisso no mesmo horário, podemos marcar outra data?” ou “infelizmente tenho outra reunião agora, e esta aqui não havia sido agendada para este horário. Podemos sumarizar agora? Caso contrário, peço desculpas mas precisarei me ausentar”. Claro que em determinadas situações você não pode usar nenhuma destas frases, e é levado a aceitar a situação do atraso. Isto depende do seu bom senso, e nestes casos o atraso não é um problema crônico, mas sim uma circunstância fora do seu controle.
  • Sempre identifique prioridades. Caso haja choque entre 2 compromissos, não aceite agendar aquele que não for prioritário, ou ajuste o horário dele. Se você não tem controle sobre as prioridades em seu trabalho, converse com que a pessoa que as define e procure uma solução. Se a organização não se importa de agendar para você mais de um compromisso ao mesmo tempo, de fato não vale a pena continuar se estressando com isso, assim como provavelmente não vale a pena continuar trabalhando para ela a longo prazo, uma vez que estes atrasos refletem também sobre você, e não apenas sobre a organização.
  • Encontre mais tempo. Acorde mais cedo, chegue mais cedo, otimize seus trajetos, delegue algumas tarefas, e busque mais eficiência em outras.
  • Entre em ação antes de ser tarde demais. Se você percebeu agora que não vai conseguir chegar na hora para o almoço de negócios marcado para amanhã, ligue já para o seu interlocutor, não deixe para tentar resolver na hora. Remarcando antecipadamente, ele poderá se adequar. Se você está em uma reunião que se prolongou além do horário marcado e sabe que terá outra em outro prédio antes de esta terminar, peça desculpas e se retire a tempo de chegar para a próxima – não deixe os atrasos se acumularem em efeito dominó. Se tiver autoridade para isto, ou se a conclusão da reunião depender de sua participação, tente levar esta reunião prolongada a uma sumarização imediata, de modo a terminá-la a tempo de ir para o próximo compromisso sem deixar inacabada sua tarefa.
  • Assuma as suas decisões. Agendar múltiplos compromissos para o mesmo horário pode ser um sinal de incapacidade de tomar e manter decisões. Se o seu filho vai fazer uma apresentação na escola e é importante que você esteja lá, agende isto corretamente. Se necessário, entre em acordo antecipadamente com o seu chefe sobre como lidar com esta ausência do trabalho. Uma vez fechado o acordo, não aceite nenhum outro agendamento para o mesmo horário, e saia a tempo! Quando você não assume os seus compromissos, passa uma imagem de desorganização e de desrespeito às pessoas que você deixa esperando.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Algumas técnicas úteis no dia-a-dia

Técnicas de Gestão do Tempo 

Se tiver funções de gestão ou supervisão, verá que tem muitas 
coisas a correrem em simultâneo e a empresa deseja que entregue 
os resultados em todos os projetos paralelos, mesmo que você seja 
apenas um. 

Por isso, o objetivo de gestão de tempo não deverá ser o de 
encontrar mais tempo nas horas do dia, mas sim usar o tempo que 
tem de forma eficiente. É preciso praticar para ir conhecendo o 
sistema que melhor funciona com o seu corpo. Por exemplo, pode 
ser uma pessoa madrugadora ou não e isso influenciará a forma 
como abordar os problemas do dia. 

Uma forma de analisar a forma como gasta o seu tempo é fazendo 
um diário das tarefas e do tempo que gastou. Aponte tudo o que fez 
tarefas importantes, tarefas insignificantes, pausas e deslocações. 
Faça isso durante uma semana e analise os resultados no final, 
para ver se gastou o tempo nos sítios em que devia ou não. 

Faça uma lista de tarefas do dia, antes de começar a trabalhar. 
Idealmente essa lista deveria ser feita no final do dia anterior, 
com a indicação da importância. No dia seguinte, comece logo a 
trabalhar sem interrupções na tarefa mais importante e vá seguindo 
para as tarefas menos importantes. Se não conseguir fazer tudo 
durante o dia, pelo menos sabe que fez as tarefas mais importantes. 

 
Aprenda também a deixar o seu local de trabalho organizado no 
final do dia. Não perde mais de cinco minutos e quando chegar 
no dia seguinte vai ter uma sensação muito agradável. 

Aprenda a fazer a distinção entre as tarefas que pode delegar 
e as tarefas que tem mesmo de fazer. Escolha fazer aquelas que 
mais ninguém poderá fazer e que tenham a máxima importância na 
sua função para o bem da empresa onde trabalha. 

Quando está a trabalhar nas tarefas importantes, faça tudo o que 
estiver ao seu alcance para não ser interrompido. Desligue o 
telefone, não veja o e-mail, coloque um sinal a dizer ‘ocupado’. 

Não esteja constantemente a ver o seu e-mail. Desligue os alertas 
e leia os e-mails todos durante horas certas do dia. Por exemplo, 
duas vezes por dia, uma de manhã e outra de tarde. 

Aprenda a organizar a sua informação para não perder tempo à 
procura, quando devia estar a trabalhar. 

É muito importante deixar espaços vagos na agenda, para 
pequenos imprevistos e principalmente para poder parar 
frequentemente e analisar o que já fez o que falta fazer e 
retomar o rumo certo para ter um dia produtivo. 

Aprenda a gerir reuniões, porque são uma das principais formas 
de perder tempo das empresas. 

A gestão de tempo é uma disciplina que requer algum 
planejamento e muita vontade de ser produtivo. Mas é também uma 
forma de fazer o seu trabalho motivado durante o tempo em que 
está na empresa e depois ir para sua casa e aproveitar o resto do 
tempo para si, para relaxar com a família e ganhar forças para o 
dia seguinte. Com uma correta gestão do tempo irá viver mais 
saudavelmente. 

quarta-feira, 18 de maio de 2011

uma nova abordagem sobre gestão do tempo

Gestão do Tempo 

Há cada vez menos,temos tempo para terminar todas as tarefas que 
temos diariamente. Tarefas profissionais e domésticas podem levar-
nos à exaustão por incapacidade de fazer tudo aquilo que tínhamos 
planejado no início do dia. Para melhorar precisamos dominar a 
técnica de Gestão do Tempo. 

À primeira vista podemos pensar que a gestão do tempo é 
estarmos a perder ainda mais tempo precioso que podíamos usar 
para implementar mais rapidamente, mas os estudos existentes 
mostram que não é verdade. 

O problema de gerir o tempo não é apenas o fato de termos muitas 
coisas para fazer durante o dia, é principalmente uma questão de 
não gerirmos o tempo a nosso favor para fazer o que tem de ser 
feito de importante na altura em que estamos mais produtivos. 
Muitas vezes estamos ocupados a fazer as coisas urgentes mesmo 
que não sejam as coisas mais importantes. Aliás, podemos até 
estar a perder tempo com coisas insignificantes que prejudicarão 
em muito a nossa gestão do tempo mais tarde. 

Após vários estudos na área da gestão de tempo, concluiu-se que 
os maiores gastadores de tempo são: 

. Interrupções mal geridas. Não podemos acabar com as 
interrupções, mas podemos aprender a geri-las 
eficientemente. 
. Atitude. Passar o dia sem qualquer objetivo real, deixando as 
horas passarem e adiando todas as tarefas até à última hora 
possível. 
. Não delegar corretamente. Não partilhar o trabalho com os 
outros e tentar fazer tudo sozinho, mesmo que saiba que não 
será possível. 


Uma má gestão do tempo leva a que fiquemos irritados com os 
colegas, cansados física e psicologicamente, dificuldades de 
concentração, não dormir bem (que afeta toda a sua desempenho 
do dia) e em casos extremos, uma depressão. 

Princípios de Gestão do Tempo 

Aqui ficam algumas formas corretas de gestão do tempo: 

 
Aprenda a reconhecer em si o problema da gestão do tempo e 
como se manifesta em si. Stress? Cansaço? 

Não trabalhe mais horas só porque não consegue ter o trabalho 
pronto. Aprenda a gerir o tempo e a usar as horas que dispõe da 
forma mais produtiva possível, depois esqueça o trabalho e vá para 
casa. 

Planeje o seu tempo antes de começar a trabalhar. Isto lhe dará 
uma excelente sensação de estar com as coisas controladas. 

Preocupe-se em mostrar resultados durante o tempo que passa 
na empresa e não em trabalhar mais horas do que os outros. 
O seu chefe vai reconhecê-lo como sendo uma pessoa que age 
rapidamente, não perde tempo com coisas insignificantes e entrega 
os resultados que a empresa necessita. 



segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ayurveda

Ayurveda

A medicina indiana, uma das mais antigas do mundo, prega que boa saúde é resultado direto de viver em harmonia com o Universo. Entenda de onde vem essa idéia, como ela nasceu e como ela chegou aos nossos dias

por Rodrigo Rezende

"Doutor, minha cabeça está latejando, minha garganta está horrível e minhas costas não param de doer.” Depois de meia hora folheando revistas ao som de uma música que parece vir de algum elevador, é essa a primeira frase que você diz ao pisar na sala do médico. Você não vê a hora de terminarem as perguntas e os exames de rotina para poder entregar ao balconista da farmácia a receita com os garranchos característicos. Ufa... Como é bom saber que, em poucos minutos, a solução para todos os problemas estará em suas mãos.
Mas será mesmo? E se os remédios não funcionarem? E se houver um problema mais grave? E se você tiver de passar por um neurologista, um otorrinolaringologista, um reumatologista? Imagine encarar mais três consultas... É aí que a pergunta vem à mente: não existe outro jeito de lidar com as doenças?
Só o modo como formulamos essa questão já revela o quanto é difícil para nós pensar a medicina a partir de um ponto de vista exterior à mentalidade ocidental – claro, nossa sociedade está toda imersa nela. A moderna medicina ocidental é mesmo quase sempre o jeito mais eficaz de curar doenças – isso não se discute. Mas, se tivéssemos uma concepção de mundo e um paradigma cultural mais próximos dos valores do Oriente, a pergunta a ser feita poderia ser outra: o que fazer para equilibrar a saúde? É essa a principal preocupação do ayurveda (do sânscrito ayus, “vida”, e veda, “conhecimento”), sistema de medicina indiano criado há aproximadamente 5 mil anos – um dos mais antigos do mundo.
Se a consulta descrita acima fosse feita com um médico ayurvédico, você teria de esquecer a pressa habitual e relaxar, pois o diagnóstico só viria depois de uma longa conversa que vai bem além da mera exposição dos sintomas físicos. A medicina ayurvédica não vai resolver seus problemas só com remédios nem é dividida em especialidades médicas que multiplicam o número de consultas. Mas como funciona esse sistema de nome esquisito e qual a razão de todas essas diferenças? Se você quer mesmo saber a resposta, é melhor começar a relaxar desde agora e tentar se desprender ao máximo de seus valores. Para começar a compreender o ayurveda, é imprescindível um mergulho profundo na história e na filosofia desse modelo, para entender um jeito de pensar que certamente é muito diferente do seu.
ERA UMA VEZ
Vale do Rio Indo, Índia, 3000 a.C. O berço da que pode ter sido a primeira grande civilização do mundo. Foi lá que floresceu Mohenjo Daro, cidade que assombrou os arqueólogos em 1922, quando foi descoberta. O mais surpreendente nela, além de ter sido uma das maiores do mundo em sua época, era seu aspecto “moderno”.
As ruas formavam quadras geometricamente exatas e as casas eram funcionais, bem distantes do estilo de construção monumental do antigo Oriente. Mas o que deixava suas contemporâneas no chinelo eram as instalações sanitárias. Diferentemente da Mesopotâmia, de Creta e do Egito, outros “berços da civilização”, onde só havia banheiro nos palácios, em Mohenjo Daro instalações sanitárias e lugares adequados para lixo estavam em quase todas as casas.
A cidade contava com sistemas de água e esgoto tão avançados quanto os do Império Romano, que só surgiriam 2 500 anos depois. Ainda assim, Mohenjo Daro acabou. Foi lá por 2000 a.C., provavelmente por causa de invasões. Sabemos pouco sobre ela e sobre a civilização que a ergueu – sua escrita nem foi inteiramente decifrada. Mas o conhecimento de higiene gerado lá sobreviveu à destruição e teve grande influência sobre a medicina que começou a surgir na Índia.
No meio do segundo milênio a.C., outro povo entrou no subcontinente. Os arianos, vindos do centro da Ásia, ocuparam o vale do Indo e impuseram seus valores à civilização que vivia lá. Eles introduziram o sistema de divisão social em castas e a religião baseada nos Vedas. Os Vedas são tradições transmitidas oralmente por gerações, só depois compiladas em textos em sânscrito. Foram produzidos pelos brâmanes, a casta que detinha o conhecimento cultural e religioso dos arianos. Na Índia atual, esses textos têm valor comparável ao das Escrituras para a civilização ocidental. Mas nem só de religião tratam os Vedas. Eles também são a fonte do conhecimento médico que vai constituir a base do ayurveda.
Os três primeiros Vedas – Rig Veda, Yajur Veda e Samaveda –, são muito ligados ao misticismo bramânico ortodoxo e contêm descrições de práticas médicas que apelam para rituais mágicos e cultos a divindades. Mas o quarto Veda – Atharvaveda – é diferente. Ele foi composto por brâmanes dissidentes que se mudaram para as florestas, entraram em contato com a cultura autóctone da Índia e fundaram um movimento chamado aranyaka (de aranya, “floresta”). Esse Veda faz referência mais direta à fitoterapia e possui uma linguagem mais objetiva. “O Atharvaveda foi recusado pelos brâmanes tradicionais num primeiro momento, mas acabou sendo aceito”, diz o cirurgião e médico naturalista Antônio César Deveza, tradutor para o português do Caraka Samhita, texto clássico do ayurveda. “Tanto que os arianos começaram a procurar médicos aranyaka porque eles tinham uma medicina mais eficiente que a baseada só em preces e rituais.”
A transformação social gerada por invasões e guerras no século 5 a.C. fez com que a medicina se distanciasse cada vez mais da tradição ritualística. Nesse período, a influência dos brâmanes diminuiu, abrindo espaço para a assimilação de valores de outras culturas. Conceitos do budismo, um movimento muito influente na Índia daquele tempo, passaram a fazer parte do sistema. Os monges budistas tiveram um importante papel na disseminação da medicina ayurvédica e propiciaram o intercâmbio com a medicina chinesa – o outro grande sistema médico da época. “Há relatos de que a acupuntura era ensinada nos mosteiros budistas da Índia no início da era cristã”, afirma o médico especialista em medicina chinesa Aderson Moreira da Rocha, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda.
É desse caldeirão de influências que saem os tratados médicos Caraka Samhita e Sushruta Samhita, publicados entre os séculos 2 a.C. e 2 d. C. Neles são descritos os conhecimentos de anatomia, fisiologia, fitoterapia e cirurgia que formam o substrato do ayurveda. “Os procedimentos cirúrgicos dessa época eram tão avançados que uma técnica chamada retalho indiano é praticada por nós até hoje exatamente do mesmo modo que o Sushruta Samhita ensinava”, diz Deveza. O retalho indiano é uma cirurgia em que se usa um pedaço da testa do paciente ainda ligado aos vasos sanguíneos para reconstituir o nariz. Isso exige um conhecimento de anatomia muito grande, algo que só pôde ser alcançado porque os pioneiros do ayurveda dissecavam cadáveres, prática proibida na cultura ariana – e também na cristã por muitos séculos. “Nesse período, os indianos já conseguiam identificar vasos linfáticos, venosos e arteriais e fazer trepanações (cirurgias cranianas)”, diz Deveza.
E qual foi o destino desse conhecimento tão avançado? Mais uma vez, a destruição. A era de ouro do ayurveda acabou entre os séculos 10 e 12, quando o norte da Índia sofreu invasões de muçulmanos, que impuseram o sistema médico deles. Mas alguns textos foram preservados por monges que fugiram para o Tibete e o Nepal. E, quando o imperador mongol Akbar ordenou a compilação do conhecimento indiano no século 16, a tradição ayurvédica foi resgatada.
A última ameaça de extinção do ayurveda aconteceu com a ocupação da Índia no século 19 pelos ingleses, que reconheciam como legítimas só as práticas médicas ocidentais. Mas a busca pelas raízes do ayurveda foi estimulada por Mahatma Gandhi durante o movimento nacionalista indiano, em meados do século 20. Ocorreu então um renascimento. Hoje há 400 mil médicos ayurvédicos atendendo na Índia. Surgiu inclusive a Universidade de Ayurveda Gujarat, a única instituição universitária ayurvédica do mundo. O passo seguinte foi a chegada dessa tradição ao Ocidente – graças a divulgadores como Vasant Lad, primeiro, e Deepak Chopra, depois.
Hoje em dia, há um grande esforço acadêmico para compreender a medicina ayurvédica. Esse é o intuito de iniciativas como a 8ª Conferência Internacional de Ayurveda, realizada no mês passado na Universidade de Cambridge, Inglaterra, com o objetivo de promover o estudo do ayurveda “a partir das perspectivas histórica, literária, antropológica, sociopolítica, econômica, biomédica e farmacológica”.
O emprego de tantas áreas do conhecimento para explicar um sistema médico se justifica porque, diferentemente da medicina ocidental, que pode ser compreendida por meio da visão analítica característica do pensamento científico, o ayurveda se baseia em uma concepção holística do mundo, na qual o todo não se resume à soma das partes. É por isso que, para o ayurveda, a frase que abre esta reportagem não tem a mesma importância que na medicina moderna ocidental. Um médico ayurvédico não vai tratar apenas sua cabeça, sua garganta ou suas costas. Para ele, as dores que você sente são sinais de um desequilíbrio que afeta todo o corpo.
Se você ainda não faz idéia do que termos tão abstratos quanto desequilíbrio e holismo têm a ver com a mulher melada de óleo na capa da Super, não se inquiete. É aqui que terminamos nosso mergulho histórico e iniciamos a jornada pelo universo de conceitos médicos do ayurveda.
“A vida tem quatro componentes: corpo, sentidos, mente e alma. Quando essas coisas estão equilibradas, a pessoa está saudável.” Simples assim. Pelo menos segundo o único médico com doutorado em ayurveda em atividade no Brasil: o indiano Bokulla Ramachandra Reddy. A serenidade de suas frases curtas e de seu sotaque evocam uma sensação semelhante à da contemplação do infográfico da página 55 – a de que tudo é imensamente simples e, ao mesmo tempo, impossível de ser entendido em sua plenitude. Isso não é coincidência. Para captar o sentido da frase de Bokulla e o do infográfico é necessário antes compreender a Samkhya, doutrina que está na base metafísica de toda a medicina ayurvédica.
O conceito de equilíbrio mencionado por Bokulla é uma idéia central para o ayurveda. Ele se expressa não só nos princípios que regem a prática médica, mas também no ser humano e no Universo. Segundo a medicina ayurvédica, existe uma relação entre o microcosmo do interior do homem e o macrocosmo do mundo material. Um é o espelho do outro. Tudo isso é purusha. Quer dizer: tanto nós quanto o Universo somos constituídos da mesma substância. Daí a importância de se viver em harmonia com a natureza e a ênfase no cuidado constante com a saúde. “O ayurveda é um sistema mais preventivo que curativo e preconiza que, se o ser humano viver integrado com os ritmos da natureza, ele terá saúde”, afirma a consultora de ayurveda Márcia De Luca, representante de Deepak Chopra no Brasil. “E saúde não é somente a ausência de doença, mas um estado de bem-estar maior, no qual a pessoa se sente bem só por ser.”
Tem mais: tudo o que existe é formado por cinco elementos: fogo, terra, água, ar e espaço. Esse fundamento do ayurveda tem grande semelhança com a filosofia grega pré-socrática do século 5 a.C., que preconizava quatro elementos e deixava de fora o último, o “espaço”. Essa pequena diferença entre a visão grega e a indiana diz muito sobre a diferença entre o modo ocidental e o oriental de pensar. “Os indianos são mais espiritualistas e, por isso, concluíram que, antes de existir qualquer coisa, deveria haver um princípio de não-existência, o espaço”, afirma Deveza. Essa idéia também contribuiu para o conceito do número zero, fundamental para a matemática. O zero surgiu antes na Índia que no Ocidente.
Acontece que a forma pela qual esses cinco elementos se expressam no nosso corpo é bem complexa. Para compreender a manifestação dos elementos no homem, é preciso antes entrar em contato com o principal conceito médico do ayurveda: o dosha.
VATTA, PITTA, KAPHA
O corpo é composto de três doshas: vatta, pitta e kapha. Vatta é feito de ar e espaço. Pitta, de fogo e água. E kapha, de água e terra. Os doshas são as três forças energéticas fundamentais que representam todos os princípios psicofisiológicos do corpo. Descobrir a composição dos doshas de cada paciente é o intuito central do diagnóstico do médico ayurvédico. É a partir disso que o tratamento será desenvolvido. Cada pessoa possui uma proporção única dos três no corpo, que é determinada na data do nascimento. A essa proporção imutável, uma espécie de DNA dóshico, dá-se o nome de prakriti. É de acordo com o prakriti que todas as características físicas, psíquicas e espirituais do indivíduo se manifestam.
Então existem só três tipos de pessoa? Não é tão simples (lembre-se que tudo nesta reportagem – e na cultura indiana – é absurdamente complexo por trás de uma aparente simplicidade). Cada indíviduo pode ter a predominância de um, dois ou até de todos os três doshas no corpo. Isso faz com que cada paciente seja tratado de uma forma única. Afinal, cada pessoa possui um prakriti exclusivo. Lembre-se disso antes de cair na tentação de se encaixar em uma das classificações da tabela à esquerda. Ela apresenta só as linhas gerais dessa vasta teoria.
Além disso, de acordo com sua rotina, sua alimentação e até sua profissão, a constituição dóshica pode se distanciar do equilíbrio do prakriti e adquirir uma configuração instantânea diferente. A ela se dá o nome de vikriti. No ayurveda, a saúde só é alcançada quando o prakriti, a constituição natural, coincide com o vikriti, a configuração instantânea. É o que se chama de equilíbrio.
E como se acha essa “constituição natural”? Por meio de um longo diagnóstico, que acontece em quatro etapas. Primeiro o médico observa as caraterísticas físicas do sujeito. Depois faz minuciosos exames, que avaliam, entre outras coisas, a língua e a urina. Aí vem um questionário para descobrir o perfil psicológico. E, finalmente, o peculiar exame de pulso. Com três dedos no meu pulso esquerdo, o doutor Bokulla me explica: “O indicador mede o pulso de vata, que é rápido como o deslizar da serpente. O dedo médio avalia pitta, que parece os pulos da rã. E o anular, a pulsação de kapha, que é lenta e estável, como um cisne nadando. Você é vata-pitta”.
ENFIM, A PRÁTICA
Agora que já sei o meu prakriti, é só identificar as características físicas e psicológicas que me afastam da minha constituição natural e usar os tratamentos do ayurveda para restabelecer o equilíbrio do corpo. Muitos desses tratamentos têm um caráter preventivo, como a prescrição de exercícios físicos que estejam de acordo com os doshas. As pessoas que tem vata são agitadas. Elas devem fazer exercícios que levam para dentro, para acalmar vata, como ioga, dança, alongamento e caminhada. Da mesma forma, os com pitta têm fogo em excesso e precisam de jogging ou natação. E, para kapha, gente calma por natureza, o ideal são exercícios aeróbios, como corrida, musculação e artes marciais.
Outro tratamento importante é a definição de uma dieta que equilibre os doshas. Na medicina ayurvédica, os rasa (sabores) exercem papel significativo na regulação dos doshas. Comidas doces, ácidas ou salgadas equilibram vata. Os sabores adstringente, amargo e doce são bons para pitta. E alimentos amargos, adstringentes e picantes são indicados para kapha. De acordo com o ayurveda, a comida não deve ser nem muito cozida nem muito crua. E tem de ser ingerida morna, pois tudo que é gelado apaga agni, o “fogo” digestivo. O ayurveda é contra produtos enlatados, fermentados, refinados e quaisquer restos. A comida tem de ser feita na hora, de preferência sem agrotóxico – alimentos industrializados não possuem prana (energia).
O arsenal terapêutico do ayurveda inclui ainda ioga, meditação, ervas e massagem. “Na massagem ayurvédica, a escolha do óleo é feita de acordo com o dosha”, diz Aderson. Para vata, usa-se óleo de gergelim. Para pitta, de coco e kapha, de mostarda. Sempre óleo vegetal, de sementes orgânicas prensadas a frio.
Mas não há só terapias leves e agradáveis. No panchakarma (veja à esquerda), um tratamento para purificar o corpo, ocorre indução de vômitos, ingestão de purgantes, administração de enemas, inalação de fumaça e prática de sangria. Na capa da Super você viu o shirodara, o ritual de relaxamento que precede essa incômoda purificação. Com essa imagem calmante, fechamos a jornada pelos conceitos do ayurveda. E partimos para um tema polêmico: a tentativa de explicação do ayurveda pela ciência ocidental.
CURA QUÂNTICA?
“O corpo mecânico quântico é a base fundamental de tudo o que somos: pensamentos, emoções, proteínas, células, órgãos”. A frase é do livro Saúde Perfeita, do ayurveda indiano Deepak Chopra, que busca fazer uma síntese entre o ayurveda e a física moderna. Não estranhe se você não tiver entendido o que ele quer dizer. Afinal, se fosse fácil, Richard Feynman, um dos físicos mais brilhantes que passaram pelo mundo, não teria escrito: “Posso dizer sem medo de errar que ninguém entende a mecânica quântica”.
Nem todo mundo simpatiza com a tentativa de Chopra de explicar um sistema milenar com ciência moderna. Na verdade, a maioria dos cientistas fica arrepiada só de ouvir falar nisso. “Não há razão para estabelecer qualquer relação entre conceitos da física de partículas e a medicina ayurvédica ou qualquer outro tipo de medicina”, diz o bioquímico e professor de medicina alternativa Thomas J. Wheeler, da Universidade de Louisville, Estados Unidos. “Os efeitos da mecânica quântica raramente têm importância em escalas maiores que a subatômica”, afirma.
Então por que misturar física quântica com ayurveda? Talvez seja pela busca da junção entre o raciocíonio analítico da nossa ciência e a concepção de mundo holística do Oriente. Para a nossa sociedade, a ciência é a autoridade máxima, que separa o que é verdade do que não é – sua sanção é essencial para qualquer teoria.
Se é assim, então, o que é que a ciência diz do ayurveda? Pouco. O Comitê de Ciência e Tecnologia do Parlamento Britânico, num amplo relatório sobre terapias médicas alternativas lançado em 2000, concluiu que a medicina tradicional indiana, assim como a chinesa, é um sistema tão complexo e fechado que dificilmente pode ser comprovado ou desmentido. Claro que é possível testar em laboratório tratamentos específicos do ayurveda, e compará-los com equivalentes ocidentais. Mas as diferenças entre as visões de mundo são tão grandes que bem poucos estudos sérios foram realizados até hoje e os que foram trouxeram resultados que nos deixam longe de uma conclusão.
O que poucos médicos negam é que o paradigma indiano tem algumas idéias interessantes: a tese de que cada paciente deve ser tratado de um jeito, por exemplo, soa muito moderna. E a de que devemos olhar as pessoas, e não só as doenças, também tem ganho uma crescente aceitação no Ocidente. Por outro lado, é difícil negar que uma medicina que conta com microscópios eletrônicos, aparelhos de ressonância magnética e décadas de acúmulo de dados estatísticos tem condições melhores de fazer diagnósticos e de buscar curas.
Além disso, alguns tratamentos do ayurveda são muito criticados. “O sistema inclui terapias de purificação e eliminação que a medicina rejeita e que podem ter efeitos efeitos perigosos”, diz Wheeler. Sem falar que se empregam remédios como sangue e urina, o que não tem nenhuma validação científica. “O ayurveda incorpora elementos religiosos, mágicos e supersticiosos da Antiguidade, o que é incompatível com a medicina científica”, afirma o bioquímico.
A verdade é que qualquer tentativa de entender o ayurveda com olhos ocidentais vai ser no mínimo incompleta. E que qualquer conclusão para esta reportagem é no mínimo simplista. O ayurveda não é “cientificamente comprovado”, não nos percamos nessa discussão. Ele é o fruto de um modo de pensar cuja origem se perde no tempo, e propõe um estilo de vida baseado nessa experiência acumulada. Ir a um terapeuta ayurvédico esperando “eficácia”, ou mesmo “cura” – conceitos bem ocidentais – é perda de tempo. Mas tratar-se desse modo é um mergulho quase arqueológico numa visão bem diferente do Universo – o que não deixa de ser fascinante.

Com você, o Universo

Se você entender a ilustração abaixo, entende todo o Cosmos.Trata-se do Samkhya (sam é"verdade", khya é "conhecer")
O pai
Purusha é a consciência pura, a verdade, o poder curativo, o estado transcendental do ser e existir. Ele é constituído de energia pura. Não tem forma nem cor e não exerce parte ativa na criação do Universo
A mãe
Prakriti é vontade e matéria primordial. É a mãe divina da criação. O Universo é formado da união de prakriti com purusha, que dá origem a toda a matéria do mundo físico
O filho
A primeira expressão da junção entre prakriti e purusha é mahad. Mahad é a inteligência suprema que antecede o surgimento do eu. Essa espécie de inteligência coletiva se manifesta em cada célula que constitui o nosso corpo
O eu
De mahad surge ahamkara, o princípio de individualidade que separa a nossa consciência da conexão com o mundo material. Ahamkara nos dá a capacidade de perceber o corpo como uma entidade distinta dos demais objetos
O resto
Com a formação do sentido do “eu” por ahamkara, torna-se possível identificar as três qualidades universais que constituem todas as coisas do Universo e influenciam o corpo e a mente: sattva, rajas e tamas. Sattva é a essência da luz, rajas é a transformação e tamas é inércia e escuridão

Para resumir

A tabela abaixo é um guia muitosimplificado. Mas ajuda a entender a base sobre a qual o ayurveda se apóia
Kapha
Características físicas - As pessoas com constituição kapha possuem tórax largo e boa massa muscular e óssea, porém com tendência a ganhar peso. A pele é macia, fria e pálida
Características psicológicas - Estabilidade, calma, paz, compaixão, paciência, suavidade, receptividade, perdão, alegria, lentidão, resistência, fé, apego, cobiça, materialismo, sentimentalismo, luxúria
Alimentação - A comida deve ser morna, leve e seca – e os sabores picantes, amargos e adstringentes. Há que se evitar doces, salgados e ácidos, que favorecem o acúmulo de gordura
Calendário - Kapha predomina do nascimento até os 20 anos. Ele deve deixar coisas importantes para os períodos entre as 6 e 10 e entre as 19 e 23 horas
Sonhos típicos - Nadar, achar dinheiro, comer doce, fazer uma mesma coisa várias vezes, chegar atrasado, ver-se morto, inverno, primavera
Elementos - Água e terra
Pitta
Características físicas - Os indivíduos do tipo pitta são de tamanho mediano, com musculatura moderada. O fogo faz com que tenham muita sede e apetite. O corpo é quente, a face vermelha
Características psicológicas - Percepção, inteligência, liderança, inventividade, lógica, coragem, ambição, irritabilidade, raiva, crítica, audácia, orgulho, vaidade, dominação, precipitação, rigidez, manipulação
Alimentação - Os sabores indicados são adstringente, amargo e doce; já o ácido, o salgado e o picante aumentam o fogo e devem ser evitados. Prefira comida crua e evite óleos e condimentos
Calendário - Os melhores horários são no meio do dia, entre as 10 e 14 horas, e no meio da noite, entre as 22 e 2. E a melhor fase é no meio da vida, entre os 20 e 60 anos
Sonhos típicos - Estudar, bombar na prova, atrasar, comer, fogo, matar alguém, estar vestido inapropriadamente, ficar nu em público, verão
Elementos - Fogo e água
Vata
Características físicas - As pessoas com predominância de vata são magras, têm pouca musculatura e dificuldade para ganhar peso; são mais friorentas e têm a pele fria e seca
Características psicológicas - Entusiasmo, flexibilidade, adaptabilidade, boa comunicação, criatividade, rapidez para aprender, facilidade para esquecer, ansiedade, inconstância, insegurança, indecisão
Alimentação - Alimentação - A comida pode ser pesada e condimentada. Sabores indicados: doce, ácido e salgado. Deve-se evitar o picante, o amargo e o adstringente. Prefira alimentos cozidos
Calendário - Os indivíduos de vata devem deixar decisões importantes para a tarde (entre as 15 e 19 horas). Esse dosha tende a se fortificar após os 60 anos
Sonhos típicos - Ser atacado ou perseguido, cair, sentir-se paralisado de medo, morte do amado, voar, cobras, outono
Elementos - Ar e espaço

Quem não se purifica...

Passo a passo, conheçao panchakarma, tratamento depurificação do ayurveda
O panchakarma busca equilibrar os doshas e livrar o corpo do acúmulo de ama, comida não digerida que permanece no organismo e é a raiz de muitas doenças. Depois de uma preparação, ele consiste no seguinte:
Vamana
O paciente é induzido ao vômito a partir da ingestão de ervas medicinais
Verichana
Mais ervas são administradas para gerar um efeito purgante
Basti
Óleo vegetal é introduzido no intestino grosso através do ânus
Nasya
Ocorre a aplicação de substâncias líquidas nas narinas e a aspiração de fumaça de ervas
Rakta moksha
É feita uma sangria por meio da aplicação de sanguessugas

Pilulas de sabedoria

Inspire-se com algumas dasmáximas do Caraka Samhita,texto clássico do ayurveda
1. “A condição de estar liberto das doenças é a melhor fonte de virtude, prosperidade, gratificação e emancipação. As doenças são destruidoras dessa fonte, do bem-estar e da própria vida.”
2. “O ayurveda é aquilo que trata do que é bom e do que é ruim, de uma vida de felicidade e de infelicidade, do que promove o desenvolvimento e do que não promove, da medida exata das coisas e da natureza.”
3. “Mente, noção de individualidade e corpo formam um tripé sobre o qual o mundo dos seres vivos se mantém.”
4. “O uso excessivo, o não uso e o mau uso do tempo, da inteligência e dos objetos dos sentidos é a tripla causa das doenças psíquicas e físicas.”
5. “O corpo e a mente são a sede das doenças e dos prazeres. O uso equilibrado é causa dos prazeres.”
6. “As doenças curáveis retrocedem pelas substâncias que têm propriedades energéticas opostas com a devida consideração quanto a dose, lugar e tempo.”

Para saber mais

Na livraria:
Textbook of Ayurveda, Vasant Lad, The Ayurvedic Press, EUA, 2002
History of Medicine, Volume 2 – Early Greek, Hindu and Persian Medicine, Henry E. Sigerist, Oxford University Press, EUA, 1987
Saúde Perfeita – Um Roteiro para Integrar Corpo e Mente com o Poder da Cura Quântica, Deepak Chopra, Best Seller, 1990
Na Internet:
www.divinity.cam.ac.uk/CARTS/dhiir/default.html - The Dharam Hinduja Institute of Indic Research, da Universidade de Cambridge
www.ayurveda.org.br - Associação Brasileira de Medicina Ayurvédica (Abra)
www.ayurveduniversity.com - Gujarat Ayurved University, a única universidade do ayurveda no mundo

sábado, 14 de maio de 2011

músicas para relaxar

Sem dúvida, o stress do dia-a -dia nos faz esquecer as coisas boas da vida , e para nós do grupo imagine ouvir música é uma delas!
Hoje conclui uma playlist de ótimas músicas para você curtir e relaxar , clique no link view profile e ouça músicas que tem como tema o "tempo" retratado de várias formas , vá em frente  e aproveite neste sábado esta seleção feita com carinho.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

precisamos cuidar de nós

Confira dicas de especialistas para ter uma rotina mais equilibrada e eficaz à frente do seu negócio


Ser dono da própria empresa exige muita dedicação e comprometimento, mas não precisa significar o fim da vida pessoal.
Entusiasmados com seus projetos, muitos empreendedores acabam se envolvendo demais com o negócio e deixando de lado amigos, família e lazer. “Quando você chega em casa e o cachorro começa a latir para você, é hora de rever os seus conceitos”, brinca Sergio Guimarães, consultor da Academia do Tempo.
Embora seja difícil frear o impulso de se dedicar, 24 horas por dia ao seu sonho, a parcimônia pode ser fundamental para garantir o sucesso do próprio negócio, afinal, o excesso de estresse pode prejudicar capacidade de decisão e acabar com a produtividade do recurso mais importante da empresa: o empreendedor.
Confira a seguir dicas de especialistas para ter uma rotina mais equilibrada e eficaz à frente do seu negócio:
1. Mude o paradigma
O primeiro passo para qualquer profissional que queira mudar sua rotina é pensar diferente. Uma ideia que deve ser refutada, segundo Guimarães, é a de que trabalhar mais horas é sinônimo de produzir mais. “Produtividade é fazer mais em menos tempo. Estendendo o número de horas trabalhadas, o profissional pode até aumentar os resultados, mas os ganhos não serão proporcionais às horas dedicadas, já que fatores como o cansaço e o estresse inevitavelmente afetarão o seu rendimento”, destaca o especialista.
Para poder abraçar essa mudança de paradigma, é preciso se libertar de algumas ideias que estão fortemente arraigadas no nosso imaginário. “O mito do herói sofredor é muito forte na nossa sociedade. Valorizamos aquele sujeito que se mata pela empresa. Mas há estudos que comprovam que aqueles que dedicam mais horas ao trabalho não são necessariamente aqueles que trazem os melhores resultados”, aponta Guimarães.
2. Defina métricas e metas
A pergunta que vem em seguida é: como posso então ser mais produtivo trabalhando menos? Segundo Guimarães, o passo seguinte é criar métricas para medir seus resultados atuais. Pode ser o volume de vendas da empresa, o faturamento, o número de contratos fechados - cada empreendedor deve definir qual é o indicador que melhor reflete sua ações no dia-a-dia.
É importante entender que não estamos falando do número de tarefas realizadas – essas são as etapas necessárias para chegar a um resultado e não o resultado em si. Uma vez mapeadas as métricas, é hora de definir metas. O empresário pode se propor a obter resultados melhores dedicando o mesmo tempo as suas atividades, ou então, reduzir o tempo dedicado ao negócio mantendo os resultados atuais. “Assim ele pode trabalhar menos faturando o mesmo ou trabalhar o mesmo faturando mais”, resume Guimarães.
O tempo extra que o empreendedor ganha aplicando esta fórmula pode ser reinvestido em ações que o ajudarão a tornar-se ainda mais eficiente e produtivo, como ler livros, fazer cursos ou mesmo aproveitar melhor o tempo de lazer com amigos e família, recarregando as baterias para voltar com força total no dia seguinte.
3. Seja estratégico
Um empreendedor tem muito mais valor para o seu negócio como recursos estratégico do que como recurso operacional. No entanto, é bastante comum que o dono da empresa acabe sufocado em meio à burocracia do dia-a-dia. “O empreendedor é o cara que tem que pensar longe, que tem que ter a visão do negócio, não pode se tornar uma abelha operária”, explica Mario Persona, autor do livro Receitas para Grandes Negócios, entre outros.
Segundo o especialista, o empreendedor tem que compreender que seu tempo é valioso demais para desperdiçar com tarefas cotidianas e que o negócio tem que ser capaz de funcionar sem exigir sua presença 100% do tempo. “O empreendedor tem que fazer muito pouco e pensar muito”, resume o especialista.
4. Saiba delegar
A partir da constatação anterior, o próximo passo é delegar. O bom empreendedor é aquele que consegue montar o time certo para que seu negócio decole sem exigir seu envolvimento em cada decisão corriqueira. “O empreendedor tem o poder de fazer qualquer coisa dentro do seu negócio. O desafio é escolher o que não fazer”, destaca Guimarães.
Para delegar tarefas com tranqüilidade,  o segredo é cercar-se das pessoas certas. “O ideal é procurar profissionais com perfis complementares e nos quais se tenha total confiança”, recomenda Persona. “Sempre há riscos, mas o empreendedor deve estar pronto para corrê-los”, diz.
5. Faça uma melhor gestão do tempo
Por fim, há uma série de boas práticas que podem ajudar qualquer profissional a gerenciar melhor seu tempo e que devem ser incorporadas à rotina do empreendedor para que ele possa se dedicar ao que é realmente importante. As recomendações incluem evitar o acúmulo de e-mails, tornar as reuniões mais curtas e produtivas e planejar muito bem as tarefas cotidianas para que elas não tomem mais tempo do que deveriam.
***
O que cabe no seu dia?


Frequentemente em minhas palestras ou seminários sobre administração do tempo alguém me pergunta qual a formula mágica para esticar os dias de modo que todas as nossas demandas e responsabilidades, que já não cabem num dia de 24 horas, caibam num dia esticado de, por exemplo, 32 horas. Por trás desta pergunta, evidentemente irônica, pois todo mundo sabe que não é possível aumentar a quantidade de horas de um dia, reside um dos maiores desafios para quem quer e precisa viver melhor o seu tempo.
A física explica que a capacidade de um recipiente é igual ao volume que ele pode conter. Ou seja, um copo com capacidade de 300 ml comporta no máximo 300 ml de liquido. Logo, você vai precisar de um copo maior se precisar armazenar 500 ml de água, por exemplo. Este é o ponto. Não é difícil encontrar um copo maior que seja capaz de conter mais suco de laranja. Porem é impossível esticar o dia para que ele seja capaz de conter mais demandas e tarefas.
Portanto, costumo recomendar as pessoas que elas pensem sobre o tempo como algo que comporta e cuja capacidade é inflexível. Parece uma simples questão de semântica, mas perceba que há uma grande diferença entre “Este compromisso cabe no meu dia?” e “Tenho tempo para este compromisso?”.
Quando relacionamos os conceitos de tempo e capacidade somos mais rigorosos e seletivos, priorizamos com mais critério e responsabilidade. Permitimos que o nosso tempo seja ocupado apenas por tarefas e demandas que gerem os melhores resultados e satisfação pessoal. Por outro lado, quem vive a fantasia de que os dias são elásticos e que há tempo de sobra é mais vulnerável a falta de planejamento, a desorganização e a procrastinação. Também cede, com frequência, a tentação de assumir mais compromissos e responsabilidades do que, de fato, tem condições de cumprir. Pense nisso!
Você planeja suas atividades e as anota em uma agenda diária e/ou semanal?
Você acredita estar dedicando tempo às coisas realmente importantes?
Como está sua vida espiritual? Você têm tido tempo para desenvolver uma comunhão cada vez mais íntima e crescente com Deus?
Como vai sua saúde? Você pratica atividades físicas regularmente e alimenta-se corretamente?
Como está sua vida emocional? Está constantemente alegre e bem disposto para a vida, ou sua emoção está sempre oscilando entre altos e baixos?
Como vai sua vida social? Têm dedicado tempo para os amigos, para a família e para conhecer novas pessoas? Têm participado de confraternizações e encontros sociais?
E seu aperfeiçoamento intelectual? Já leu algum livro essa semana? Você tem se aperfeiçoado profissionalmente e pessoalmente nesses dias?

Se sua resposta foi negativa em pelo menos uma destas perguntas entao voce provavelmente nao esta administrando bem seu tempo. É necessário refletir sobre o uso do tempo, bem como sobre as áreas da vida que estamos priorizando, e quais áreas estamos desprezando. Se você não tem mais tempo para sua família, ou para seus amigos, ou até mesmo para praticar aquele hobby que você tanto gosta, este estudo foi feito para você. O objetivo é proporcionar ferramentas que o auxiliem na utilização mais racional do tempo, ajudando-o a cumprir seus objetivos em tempo hábil e de forma correta. Podemos citar como principais benefícios do uso correto do tempo:

http://4.bp.blogspot.com/_GXc-szTZKLI/SXTweB91zdI/AAAAAAAAAHE/aTTdtK8Yji8/s200/planejar.jpg
- Contemplar todas as áreas importantes de sua vida, mantendo uma vida saudável em todos os sentidos;
- Fazer as coisas com mais eficiência e produtividade, cumprindo seus objetivos de curto, médio e longo prazo;
- Ter mais tempo disponível para lazer e atividades que mais gosta.

Antes de mais nada, é necessário que entendamos que o primeiro passo para se administrar o tempo é compreender que ele é limitado. Pensando assim, o trataremos com mais cuidado, e valorizaremos cada momento, sabendo que nossa vida é a sucessão de vários momentos. Com o objetivo de auxiliá-lo da melhor forma, este estudo foi elaborado e organizado em três momentos, que se subdividirá em várias postagens. Esta introducão é o primeiro momento. No segundo momento você será auxiliado a definir com mais clareza os valores que direcionam sua vida, para que possa pensar mais sobre o que é mais importante, e o que não deve ser desprezado nas suas ações diárias. No terceiro momento você aprenderá técnicas de como administrar melhor seu tempo, através de ações sistematizadas de planejamento e controle, buscando eliminar os chamados desperdiçadores de tempo, aumentando assim sua eficiência e eficácia na utilização do tempo.
COMO ADMINISTRAR MELHOR SEU TEMPONossas ações são reflexos dos valores que temos interiorizados dentro de nós. Como não conseguimos fazer tudo o que queremos ao mesmo tempo, somos obrigados a escolher o que iremos fazer a cada momento de nossas vidas. Assim sendo, nosso cérebro utiliza um processo natural de seleção do que fazer e do que não fazer baseado no fator importância, ou seja, se valorizo algo ou não. Aquilo que valorizo faço, o que não valorizo não faço. Então concluímos que somos guiados pelo que achamos mais importante.

http://4.bp.blogspot.com/_GXc-szTZKLI/SX0gEwDBkbI/AAAAAAAAAHc/HjS052qkVGg/s200/folha_seca.jpg
A principal característica do tempo é que ele é limitado, efêmero e passageiro. Tempo passado não pode ser recuperado, a não ser se tivéssemos uma máquina do tempo, assim como o delorium do filme “De volta para o futuro”. Mas a verdade é que só temos uma chance para viver, uma única oportunidade que devemos aproveitar da melhor forma possível. Como o tempo é um recurso caríssimo e limitado, devemos pensar bem como investimos nesse precioso bem. O problema de nossa sociedade é que não está conseguindo utilizar o tempo disponível de forma sábia, isto porque os valores que orientam as ações da maioria das pessoas foram invertidos, desprezando os graus de importância principalmente nos valores relacionados à dignidade humana.

Vivemos em uma sociedade hedonista, individualista, consumista e altamente desumana. Valoriza-se mais o ter do que o ser, ou seja, é dado um valor maior às riquezas do que ao bem estar das pessoas. Um exemplo disso é o que vemos ultimamente no noticiário acerca do efeito estufa e de suas trágicas e irreversíveis conseqüências, diminuindo consideravelmente a qualidade de vida da humanidade. Isso acontece porque a nossa sociedade está valorizando mais a prosperidade financeira do que o bem estar dos povos.

http://2.bp.blogspot.com/_GXc-szTZKLI/SX0gN2Y7M0I/AAAAAAAAAHk/8g4UuprWYhw/s200/idosa.gif
Pergunte a uma pessoa mais idosa sobre o que é mais importante na vida. Muito provavelmente a resposta será que o que mais importa na vida é a saúde, pois uma vez perdida, as conseqüências são desastrosas, as outras coisas perdem o valor. A realidade é que muitas pessoas pensam construir grandes coisas, possuem grandes sonhos, querem realizar muitas obras mas esquecem de si mesmas. A parte mais desprezada é a estrutura interior, a parte invisível que está dentro de cada um, o único alicerçe capaz de sustentar uma vida a longo prazo. Muita gente prioriza o seu trabalho ou estudos e se esquecem de cuidar de sua saúde, deixam de cuidar da habitação do Espírito Santo de Deus, o seu próprio corpo.

Existem alguns valores que são inegociáveis, não devem jamais ser desprezados, pois compõem a estrutura básica de um indivíduo. Nesse estudo, abordaremos os cinco valores responsáveis pela integridade, e qualidade de vida de todas as pessoas. Os valores que jamais deveríamos desprezar em nossas vidas são:

- Saúde Espiritual
- Saúde Física
- Saúde Emocional
- Saúde Social
- Saúde Intelectual

Esses valores quando negligenciados, causam diferentes tipos de “enfermidades” na vida do indivíduo. A sociedade atual despreza esses valores, colocando-os em segundo plano, e a conseqüência disso são os consultórios médicos e psiquiátricos lotados. Segundo especialistas, o mal do século XXI serão as doenças psicossomáticas, causadas pelo ritmo em que as pessoas são submetidas, causando um estresse exagerado, gerando enfermidades como depressão, ansiedade e diminuição da qualidade de vida em geral. Como ter uma vida produtiva e ao mesmo tempo realizada, feliz e livre das terríveis conseqüências dessa sociedade em ritmo de loucura? Temos que aprender a administrar melhor nosso tempo, e a primeira coisa que devemos fazer é priorizar o que realmente nos fará pessoas mais prósperas, produtivas e felizes.
COMO ADMINISTRAR MELHOR SEU TEMPO
Existem alguns valores que são inegociáveis, não devem jamais ser desprezados, pois compõem a estrutura básica de um indivíduo. Nesse estudo, abordarei de forma bíblica os cinco valores responsáveis pela integridade, e qualidade de vida de todas as pessoas. Os valores que jamais deveríamos desprezar em nossas vidas.

Saúde Espiritual

“buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas". Mateus 6:33

http://1.bp.blogspot.com/_b2-QN6D0oRw/SYTf5EKetyI/AAAAAAAAAE0/wZTub3wamYs/s200/felicidade.jpg
A Palavra de Deus, a Bíblia, nos diz que devemos buscar em primeiro lugar de nossas vidas o Reino de Deus. “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” (Romanos 14:17). E como podemos buscar esse reino de justiça, paz e alegria? Primeiramente devemos nascer da água e do Espírito, como diz em Jo 3:5 “quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” Quando aceitamos a Jesus como nosso salvador pessoal, nascemos de novo, e a partir daí somos transformados pelo Senhor através do Espírito Santo que passa a habitar em nós.

Depois de nascermos de novo, precisamos receber o reino de Deus como crianças: “em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele.” (Lucas 18:17). Isso significa que, assim como as crianças são dependentes de seus pais, nós devemos ser dependentes de nosso Pai celestial, ou seja, devemos esperar nEle a provisão, a proteção, o carinho e amor necessário para nossas vidas. Quando pensamos que não dependemos mais de Deus, começamos a desprezar os nossos momentos de comunhão íntima e pessoal com Ele, passamos a nos considerar auto suficientes, fortes demais, independentes demais, assim sendo deixamos de desfrutar do maravilhoso reino que Jesus nos prometeu. Você tem investido seu tempo para a edificação de seu espírito? Quanto tempo você está dedicando a Deus diariamente?

Todas as pessoas possuem um corpo, uma alma e um espírito, sendo que nenhuma dessas áreas pode ser desprezada, sob o risco de afetar negativamente toda a vida da pessoa. Assim como seu corpo sente fome e sede todos os dias e você os sacia, sua alma e seu espírito também sentem fome. Quando você deixa de estar em comunhão individual, diária com Deus (sozinho(a)no seu quarto), você deixa de alimentar seu espírito. Quando o espírito deixa de ser alimentado, ele começa a enfraquecer, podendo adquirir anorexia espiritual, ou seja, começa a se degenerar, podendo até mesmo chegar ao óbito. Tem muita gente por aí que estão mortas em seu relacionamento com Deus, vão à igreja mas não possuem relacionamento genuíno com Jesus. Cristão que não ora e não lê a Bíblia todos os dias e se sente confortável com isto, na verdade já não possui vida em si mesmo, não possui mais o brilho de Jesus, está vivendo como um derrotado, longe da presença de Deus. Se você valoriza mais as atividades de seu dia a dia do que a presença de Deus, me desculpe, é impossível você experimentar a paz, a justiça e a alegria proporcionadas apenas àqueles que tomam posse do reino de Deus.

Saúde física

http://2.bp.blogspot.com/_b2-QN6D0oRw/SYTgDEP3CCI/AAAAAAAAAE8/huCzsIGPth0/s200/exercicios.jpg
O nosso corpo é o instrumento que Deus nos deu para agirmos enquanto vivermos aqui na terra. A Bíblia nos diz que somos habitação do Espírito Santo de Deus (Ef 2:22, Rom 8:11). Juntamente com a honra de ser templo do Espírito Santo, temos a responsabilidade de cuidar deste corpo, e mantê-lo em santidade. Como você tem tratado o corpo que Deus te deu?

Nosso corpo físico é capaz de realizar muitas coisas, construir grandes projetos, ajudar muitas pessoas, edificar obras boas ou más, ou seja, é através dele que colocamos em prática o que queremos e sonhamos. Para cuidar de nosso corpo precisamos entender como ele funciona. Existem duas ações básicas que determinam uma utilização saudável do corpo: a atividade e o descanso. Se negarmos qualquer uma dessas premissas, nosso corpo começa a entrar em colapso. Por exemplo, se não pratico atividades físicas, movimentando meus músculos, eles se atrofiam, causando-me patologias que podem abreviar meu tempo de vida, tais como doenças cardiovasculares, pressão alta, diabetes, e diversas outras enfermidades típicas das pessoas com estilo de vida sedentário. Por outro lado, se não descanso o suficiente meu organismo começa a se autodestruir, diminuindo sua capacidade de realização, limitando seu verdadeiro potencial. Você tem praticado atividades físicas regularmente? Você tem dormido o suficiente para repor suas energias para o dia seguinte? Você tem respeitado as necessidades de seu organismo?

Outro fator importante para ajudar seu organismo é definir tempos específicos, e constantes, para as atividades relacionadas à saúde do corpo. O horário das refeições devem ser os mesmos todos os dias, pois seu organismo necessita de uma regularidade diária, ou seja, você deve ter horários determinados para almoçar, lanchar, jantar e também para dormir, praticar atividades físicas, estudar, descansar, divertir, etc. Uma vida sem disciplina, sem horários definidos agridem o tempo de seu organismo, debilitando-o. Um corpo saudável é um corpo tratado de forma disciplinada e regular.

Saúde emocional
http://4.bp.blogspot.com/_b2-QN6D0oRw/SYThh4XWToI/AAAAAAAAAFU/qh5aIfUBx2A/s320/alegria.jpg

A alma é a parte da pessoa em que se encontram as emoções, os pensamentos, o raciocínio lógico. A alma muitas vezes é chamada de “coração”. Em Provérbios 4:23 lemos: “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida”. O que significa guardar o seu coração? Nos versículos anteriores do mesmo capítulo de Provérbios vemos: “filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo.” Guardar o coração significa olhar firmemente para Deus, para sua Palavra e seus ensinamentos. Significa colocar suas expectativas, sonhos, desejos e vontade naquEle que jamais te decepcionará, nem te abandonará. Significa apaixonar-se por Jesus, amá-lO com toda a força de teu ser, acima de qualquer outra pessoa. “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.”(Dt 6:5).

Quando você ama a Deus de todo seu coração, sua alegria está firmada em lugar seguro, na rocha, e nada poderá te atingir. Seu coração, também chamado de mundo interior, é o que sustenta sua vida, é seu alicerce. Quando seu mundo interior está em ordem, em comunhão com o Pai, as circunstâncias ao seu redor não te atingem mais, você passa a viver firmado apenas nas verdades de Deus, “e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha” (Mateus 7:25). Sua vida é uma construção, suas ações são os tijolos que você utiliza, se a casa de sua vida está sendo construída sobre os fundamentos de Deus, nada poderá te destruir, te desanimar ou te fazer desistir.

Em Salmos 13:2 vemos: “Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração cada dia? Até quando se erguerá contra mim o meu inimigo?”. Até quando sua alma estará triste? Até quando você será vítima das circunstâncias ao seu redor? A resposta a esta pergunta seria: até o dia em que você amar a Deus acima de todas as coisas, até o dia em que decidir colocar suas expectativas, e confiança somente em Deus. Nos próximos versículos (5,6) o salmista diz: “No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação. Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem.”

Muitas pessoas acreditam que serão felizes quando encontrarem alguém que satisfará todos seus sonhos mais íntimos, outras acreditam que serão mais felizes quando tiverem muito dinheiro, ou quando tiverem fama, reconhecimento ou poder. A verdadeira alegria é estar no centro da vontade de Deus, como diz lá em Salmos 16:11: “Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.” O fato é que, quando colocamos nossas expectativas em pessoas, provavelmente seremos frustrados. Quantas vezes você confiou em pessoas que diziam ser seus(suas) amigos(as), diziam que te amavam, e depois te decepcionaram? Muito provavelmente te decepcionaram porque você acreditava que dependia deles para ser feliz. Você deixou de colocar suas expectativas em Deus, e passou a esperar nos homens: “assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!” (Jeremias 17:5). Não temos de esperar que os outros nos faça feliz, mas devemos procurar ser instrumentos para abençoar a vida de muitos. Deus nos ensina a ter um coração disposto a dar, a servir: “dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” (Lucas 6:38). Queres colher bênçãos, semeie bênçãos na vida dos seus irmãos.

Se você já foi frustrado pois esperava certas respostas e recebeu outras completamente diferentes, seu coração provavelmente foi machucado. Salmos 19:7 diz: “A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.” Quanto mais conhecemos a Deus, sua Palavra, Sua beleza, Sua formosura, passamos a experimentar a restauração de nossa alma, de nosso coração e de nossas emoções. Então, “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32). Peça a Deus que restaure seu coração, e que o leve a andar no caminho da verdade, onde há bênçãos sem medida para a sua vida.

Saúde social

http://2.bp.blogspot.com/_b2-QN6D0oRw/SYTglP23C1I/AAAAAAAAAFE/tivhIs6yzYI/s200/amigos.jpg
O apóstolo Paulo nos disse: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1 Coríntios 11:1). Jesus Cristo em seu período aqui na terra como homem, foi bastante sociável. Seu primeiro milagre foi em um casamento (João 2), no qual transformou água em vinho. Jesus passava grande parte do seu tempo com seus discípulos, até os chamava de amigos: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.” (João 15:15). Muitas vezes ele foi criticado por estar andando junto com pecadores, por visitar pessoas que eram discriminadas pela sociedade. O fato é que Jesus foi o maior exemplo de como tratar as pessoas, sempre as ouvia, as ajudava, as ensinava, foi um verdadeiro mestre da sensibilidade. Jesus valorizava cada pessoa independente de sua condição social, ou de seu estado moral atual.

Somos saudáveis socialmente quando nos relacionamos bem com as pessoas. Isso significa gastarmos tempo com elas, conversarmos, compartilharmos experiências, termos momentos de edificação mútua. Em Lucas 10:27 parte b, temos o mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Se amamos as pessoas que estão ao nosso redor, nossos pais, parentes, amigos e irmãos em Cristo, estaremos dispostos a gastar tempo com elas. Um crente “ermitão”, é aquele que vive isolado das outras pessoas, não se comunica, não se relaciona. Esse tipo de cristão é presa fácil para o desânimo, a tristeza e o fracasso como homem/mulher de Deus. Deus nos chama para vivermos em comunhão, como diz lá em 1 Jo 1:7: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros”. Ninguém pode viver sozinho, isolado, é necessário que vivamos momentos de união, de companheirismo e de crescimento coletivo. “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” (1 João 4:20). O amor às outras pessoas reflete nosso amor para com Deus. Se amamos, temos comunhão, estamos próximos.

Você tem dedicado tempo para desenvolver suas amizades, compartilhar com outras pessoas seus sonhos, seus projetos, para se divertir e passar momentos agradáveis junto de outras pessoas? Você está aberto a novos relacionamentos de amizade? Você é uma pessoa sociável, ou quando alguém te convida para algum evento social você nunca está disponível? A maneira como você gasta seu tempo demonstra aquilo que você acha importante. Você tem dado o devido valor para as pessoas que estão ao seu redor?

Saúde Intelectual

http://3.bp.blogspot.com/_b2-QN6D0oRw/SYThNho2qTI/AAAAAAAAAFM/waEQ-3KzVr8/s200/leitura.jpg
Sua alma é constituída de razão e emoção. Suas ações são precedidas por pensamentos, e suas ações refletem quem você é no seu interior, “porque, como imagina em sua alma, assim ele é” (Pv 23:7). O saudável intelectualmente é aquele que alimenta continuamente seu intelecto, progredindo cada dia mais rumo à sabedoria. “Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino.” (Pv 3:13) Uma pessoa sábia é aquela que consegue assimilar a informação, transformá-la em conhecimento e aplicar esse conhecimento no seu dia-a-dia solucionando problemas.

Vivemos em um mundo saturado de informações, a maior parte delas informações pouco úteis para nossas vidas, sendo assim, priorizamos e retemos apenas as informações que nosso cérebro considera relevantes. Muitas pessoas priorizam aprender apenas conhecimentos técnicos, ou escolares, esquecendo-se de aprender com a escola da vida, e também de aprender verdades espirituais contidas na Bíblia.

Muitas vezes as pessoas sofrem porque lhes faltam conhecimento, ficam cativas a velhos paradigmas que as impedem de ver a realidade como ela é, ficando presas em mentiras criadas para escravizá-las a uma visão de mundo limitada e negativa. “Portanto, o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento” (Isaías 5:13). A pior prisão do mundo é a prisão da mente, da inteligência. A mente é um verdadeiro campo de batalha, para vencermos nessa área devemos levar “cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (2 Cor 10:5). A bíblia nos diz que bem aventurado é o homem que medita de dia e de noite na lei do Senhor, nos seus propósitos, nos seus desígnios (Sl 1:2). No versículo seguinte continua “ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.” Porque isso acontece? Porque quando o homem busca o conhecimento do alto, o conhecimento de Deus, a Palavra viva de Deus opera na sua vida, e todas as promessas de Deus começam a se cumprir.

Existe uma outra questão, não menos importante. O verdadeiro sábio, ouve os conselhos que são dados a ele e retém o que é bom. O insensato despreza os conselhos, e continua no mesmo caminho. Em Provérbios 12:15 lemos: “o caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos”. Não devemos seguir conselhos de perversos (Provérbios 12:5), mas sim de homens e mulheres genuínamente de Deus, que nos amam e quer o melhor para nossas vidas. Que bom seria se continuamente andássemos ao lado de pessoas sábias, e buscássemos aprender com elas, assim nossa vida seria muito melhor, e erraríamos menos.

Existem alguns inimigos da saúde intelectual, a maioria deles foram desenvolvidos por nós mesmos na forma de maus hábitos, tais como preguiça mental, preconceitos, orgulho (já sei! não preciso mais aprender!), indisciplina, entre outros. A boa notícia é que os maus hábitos podem ser mudados em bons hábitos. Cientistas afirmam que em um período de três semanas um novo hábito pode ser formado através da prática sistemática do novo hábito. Se você não tem costume de ler, de pensar mais sobre determinados assuntos, ou até mesmo de valorizar bons conselhos, então essa é a hora de você mudar suas atitudes, buscando o seu crescimento intelectual, procurando viver uma vida sábia.

COMO ADMINISTRAR MELHOR SEU TEMPO
A administração do tempo pode ser definida como um plano de utilização e controle do mesmo da forma mais eficiente e eficaz possível. O tempo é algo limitado, transitório e efêmero – e por isso mesmo, difícil de se controlar. Se você conseguir eliminar as atividades que geram esperdício de tempo, vai encontrar um modo de controlar o seu próprio tempo. No livro Administre seu tempo, de Ian Maitland, encontramos vários princípios úteis para melhorar a utilização do tempo, que citaremos de forma indireta e adaptada no decorrer desse estudo.

Dicas para administrar melhor seu tempo

-Priorize suas tarefas de acordo com a importância e a urgência das mesmas. Planeje de forma escrita suas atividades para os próximos dias, semanas e até mesmo meses. Avalie se está utilizando de forma sensata e correta o tempo, marcando os pontos em que você pode melhorar.
-Delegue tarefas. Ou seja, passe algumas de suas tarefas para que outras pessoas capacitadas as façam, isso quando for possível.
-Organize seu local de trabalho/estudo, para que o acesso à informações seja de fácil manuseio. Também aprenda a ler e escrever de forma mais eficiente e rápida.
-Controle o desperdício de tempo, ou seja, você deve capaz de lidar com interrupções, tanto de pessoas que tiram sua atenção pessoalmente, quanto de chamadas telefônicas no momento da realização de suas atividades.
-Use seu tempo livre para relaxar e ter um tempo de lazer, pois você precisa recuperar suas energias, merece descanso para estar pronto para retornar ao trabalho e dedicar-se a ele cem por cento.

Não é fácil implementar um plano de administração do tempo, pois existem alguns obstáculos a serem enfrentados tais como atitudes, hábitos e grande quantidade de trabalho. Administrar o tempo deve tornar-se uma prioridade, para isso deve acontecer uma reavaliação das atitudes que até então estavam sendo tomadas. Paralelamente deve-se desenvolver novos hábitos, e lutar contra os hábitos antigos, que tendem a reaparecer depois de algum tempo. A quantidade de trabalho de uma pessoa pode parecer gigantesca, e impossível de ser administrada, mas através do desenvolvimento de um plano adequado, a pessoa pode melhorar bastante sua situação.

Para desenvolver um plano bem sucedido de administração do tempo é necessário relacionar a quantidade de trabalho com ao tempo que você tem disponível. Para isso é necessário:

- conhecer seus objetivos. Onde você quer chegar? O que fazer? O que não fazer? Em quanto tempo vou atingir meus objetivos? Como vou avalia-los?
- organize um registro diário. Divida seu tempo disponível, sabendo o que fazer com ele. Estime a duração de cada atividade, divida o tempo e registre as atividades realizadas e as não realizadas.

http://3.bp.blogspot.com/_b2-QN6D0oRw/SYTmKC8QE5I/AAAAAAAAAFc/PyPS9YCjzOQ/s400/registro_tempo.jpg
Observações:

- avalie o uso de seu tempo. Após alguns dias em que estiver seguindo o registro diário avalie o uso de seu tempo. Estime a duração do tempo de trabalho (quanto tempo estou gastando com tarefas escolares? Quanto tempo foi gasto com oração, etc); Compare se está sendo dedicada às tarefas o tempo necessário para a realização das mesmas (se não, faça alterações em seu planejamento diário); avalie as atividades que desperdiçam o tempo (conversas que não edificam, pausas demoradas para o cafezinho ou coisas semelhantes).

Encontramos também algumas soluções práticas para economizar tempo em um folder da série Informações Gerenciais de Edição do Sebrae, elaborado por Arildo Francisco da Costa. Segue-se abaixo as soluções:

- Estabeleça metas: anuais, mensais, semanais e diárias
- Programe suas tarefas e atividades da semana e do dia, em função dessas metas
- Identifique as atividades que levem aos resultados e concentre-se nelas
- Faça as coisas em ordem de prioridade
- Controle diariamente as atividades realizadas e os resultados alcançados
- Saiba onde seu tempo é realmente empregado
- Estabeleça data e hora para início e fim de cada atividade
- Elimine os seus desperdiçadores de tempo
- Melhore suas rotinas e hábitos de trabalho.

O mais importante no uso do tempo é pensarmos sobre como empregamos nosso tempo. Parece simples mas a maioria das pessoas não avaliam a forma como estão gastando seu tempo, e acabam não conseguindo conciliar as diversas atividades que deve realizar no dia a dia aos objetivos que querem alcançar a médio e/ou longo prazo.

COMO ADMINISTRAR MELHOR SEU TEMPO/PARTE 5

Como tornar-se organizado

http://2.bp.blogspot.com/_b2-QN6D0oRw/SYcv_touBSI/AAAAAAAAAF0/870ZPOYec_E/s200/agenda.jpgO primeiro passo para organizar seu tempo é priorizar suas tarefas. Você deve saber classificar suas atividades diferenciando-as em atividades urgentes e em atividades importantes.
As atividades urgentes são aquelas que precisam ser realizadas imediatamente, sem adiamento, por exemplo, uma tarefa que é para ser entregue amanhã e vale 5 pontos na média. Já atividades importantes são aquelas que também precisam ser realizadas mas que possuem um prazo maior do que as urgentes, por exemplo, uma atividade que vale 1 ponto e o prazo a ser entregue é daqui a uma semana. Quando não é feita essa diferenciação, corre-se o risco de fazer atividades importantes deixando de fazer as atividades urgentes, prejudicando assim o rendimento na execução das tarefas.

http://3.bp.blogspot.com/_b2-QN6D0oRw/SYcuXducnLI/AAAAAAAAAFs/pWhkT_463fk/s400/tabela.jpg

Como controlar atividades que geram desperdício de tempo

Tente reduzir ao máximo as interrupções, a fim de que você possa concentrar-se totalmente nas tarefas mais imediatas. Se você se concentrar ao máximo em cada ação, não importa o quanto for trivial, cada ação será um sucesso. E, já que a natureza das coisas é que a cada sucesso abra caminho a outros sucessos, seu progresso em direção ao que você quer, e do que você quer em sua direção, aumentará mais rápido. Faça, a cada dia, tudo o que você pode fazer nesse dia, e faça cada ação em uma maneira eficiente. Não se incomode com o trabalho de ontem e se foi bem feito ou mal feito; faça direito o trabalho de hoje. Não tente fazer agora o trabalho de amanhã; haverá muito tempo para fazer isso quando o amanhã começar. Cada dia é um dia bem sucedido ou um dia de fracasso, e são os dias bem sucedidos que lhe trazem o que você quer. Caso haja algo que pode ser feito hoje e que você não o faz, você falhou no que concerne a essa ação – e as conseqüências podem ser mais desastrosas do que você imagina. Portanto concentre-se no dia de hoje, nas tarefas a serem realizadas agora, e evite ao máximo a dispersão de sua mente no momento da realização das mesmas.

As interrupções podem acontecer de pelo menos três maneiras: por contato pessoal, pelo telefone e pela própria pessoa. Faça um esforço no sentido de reduzir as interrupções causadas por contato pessoal marcando reuniões para horários combinados, e peça para que não o interrompam, pelo menos durante determinados períodos. Por exemplo, no momento de seu devocional com Deus, feche a porta do seu quarto e coloque uma placa na porta dizendo: “não perturbe, estou em oração”. Se for necessário, procure algum ambiente mais calmo, onde não te interromperão, exemplo: bibliotecas. Caso seja interrompido estabeleza um limite de tempo afirmando: “só tenho cinco minutos”, ou algo parecido – e certifique-se de que você vai obedecer a isso.

http://4.bp.blogspot.com/_b2-QN6D0oRw/SYcyjpd4TSI/AAAAAAAAAGM/kVu13V_gTaI/s320/telefone.jpg
O telefone também toma muito tempo. Se for o caso, defina horários nos quais você não deve ser perturbado de maneira alguma, e garanta isso desligando o telefone da tomada. Se for interrompido, adote uma maneira parecida com a dos contatos pessoais – defina um tempo limitado, não fuja do assunto em questão.

A terceira maneira de ser interrompido é por você mesmo. Quando você está se dedicando a tarefas que não gosta, as interrupções talvez acabam-se tornando bem vindas, sua atenção volta-se para algo diferente daquilo que era pra você estar concentrado. Se você for suscetível a interrupções, é preciso que se esforce e se concentre total e exclusivamente na tarefa mais imediata. Tente cumprir essa tarefa em um período determinado. O escritor e estudioso da Inteligência, Augusto Cury, fala sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Segundo esse pesquisador, o excesso de informações a que nosso cérebro é submetido, causa um déficit na capacidade de concentração, aumento da ansiedade, e consequentemente uma diminuição da capacidade de assimilação de novas informações. Para ele, a SPA é um problema principalmente para as crianças e os adolescentes, que estão submetidas à muitos estímulos visuais, oriundos do uso constante da televisão, internet, vídeo games, etc. Os portadores de SPA adquirem uma dependência por novos estímulos. Eles se agitam na cadeira, têm conversas paralelas, não se concentram, mexem com os colegas. Esses comportamentos são tentativas de aliviar a ansiedade gerada pela SPA. Você deve estar ciente disto, e se você possui SPA deve procurar meios de evitar que isso atrapalhe sua vida, evitando as causas dessa deficiência.

Para enfrentar interrupções contínuas, você deve ser decisivo, permanecer em uma posição firme, porém educada. Você deve estar preparado para dizer “não” para problemas triviais, principalmente quando você estiver ocupado demais com assuntos urgentes e/ou importantes. Você tem todo o direito de utilizar essa palavra – diga-a com decisão e firmeza. O importante é que você concentre-se no que estiver fazendo a fim de que a tarefa seja concluída de modo certo e em tempo hábil. Também é correto contrabalançar. Seja acessível em horários importantes e responda a chamadas telefônicas conforme prometido. Você deve ser visto como alguém firme, mas justo – agradável e prestativo – mas nunca como alguém generoso demais.

Como aproveitar suas horas de lazer

Com freqüência as exigências do trabalho/escola podem acabar invadindo seus horários livres e finais de semana, fazendo com que você cumpra trabalhos adicionais ou se preocupe com eles. Você não pode trabalhar com eficiência e eficácia se não tiver intervalos regulares que lhe permitam restaurar suas energias. Você precisa ser capaz de evitar o estresse, para isso estabeleça sempre prioridades dando mais tempo às tarefas urgentes/importantes e menos para as pouco significativas. Dê a essas o tempo que necessitem, mas não mais do que isso.

http://2.bp.blogspot.com/_b2-QN6D0oRw/SYcyYTozGqI/AAAAAAAAAGE/zYvjF289FUI/s320/descansar.jpg
Aprenda a relaxar. Para lidar com os sintomas do estresse (dores de cabeça, dificuldade de respirar e dores musculares) liberte-se do trabalho enquanto estiver em casa. Dedique-se a hobbies, faça exercícios e durma o suficiente. Não vá se deitar tarde da noite. Assim poderá acordar cansado pela manhã, e não renderá no dia seguinte. Descubra seu período de sono ideal por tentativa e erro e mantenha-se fiel a ele. Lembre-se de que uma boa noite de sono ajuda a manter um organismo saudável e disposto para as atividades do próximo dia, além disso ajuda a manter o bom humor e uma atitude positiva diante das circunstâncias da vida. Jamais negocie sua saúde. Você só tem uma, se perde-la nada poderá recupera-la.

Dicas de como controlar o estresse :

http://3.bp.blogspot.com/_b2-QN6D0oRw/SYcw3HHdCzI/AAAAAAAAAF8/VdHZR5265Ws/s200/estresse.jpg
- Trabalhe no máximo dez horas por dia – depois, desligue-se!
- Não encare prazos irreais. Seja honesto consigo mesmo: muitas tarefas podem esperar um pouco mais
- Obrigue-se a caminhar mais lentamente ao sentir que seus pés estão cansados
- Varie sua rotina de tempos em tempos. Isso vai ajuda-lo a observar tarefas antigas sob uma nova ótica, incentivando-o.
- Dê-se por feliz ao encerrar uma atividade em tempo e de modo correto. Dê-se como prêmio um cafezinho ou um refresco!
- Procure ajudar os outros e aceite ajuda deles. É importante mostrar que “estou aqui”.
- Encare o fato de que não se pode querer mudar a natureza/comportamento dos outros, e não fique perturbado com as atitudes dos outros.
- Esqueça o passado – o futuro é o que importa. Concentre-se em aprimorar isso.
- Sorria mais – isso é contagioso!
- Dê uma relaxada de 10 a 15 minutos de manhã e à tarde. Faça um passeio ou sente-se em algum lugar e fique em silêncio. Feche os olhos, ouça música; faça aquilo que possa acalma-lo. Recupere as energias!
- Reserve 30 minutos para o almoço. Coma e beba devagar. Evite conversar sobre trabalho, desligue-se!
- Tire pelo menos um dia de folga por semana. Lembre-se de que Deus nos deu o exemplo: “e, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito”. (Gênesis 2:2). O descanso sabático (como é chamado o descanso no sétimo dia) é algo que deve continuar acontecendo, não por causa da lei, mas porque precisamos de descanso, e de nos fortalecer pelo menos uma vez na semana. É bom tirarmos um dia para reafirmarmos nossas convicções, fortalecer nossa fé, avaliar nossas atitudes da semana que passou, reavaliando e preparando-nos para uma nova semana.

É preciso também haver um equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida particular. Lembre-se “trabalho com afinco e divirta-se com afinco”. Se você trabalha com afinco, você merece igualmente seu descanso. Se você se empenhar mais em aproveitar seu tempo livre, irá sentir-se mais feliz e menos tenso, retornando ao trabalho com uma atitude positiva que proporcionará um trabalho mais eficiente e proveitoso, utilizando seu tempo com o melhor de suas capacidades.

Suas atitudes diante da administração do tempo que tem disponível revelam as verdadeiras intenções de seu coração. Lembre-se de que seus sonhos devem ser construídos um pouco a cada dia. Tudo o que você deseja sinceramente deve considerar fazer todos os dias. Se deseja aprender uma segunda língua, por exemplo, deve estudar diariamente; se deseja casar deve orar por isso diariamente, se deseja ter comunhão com Deus deve fazer isso diariamente. Seu sucesso na vida é fruto dos sucessos acumulados por você todos os dias. A partir de hoje pense no tempo como algo precioso, como uma oportunidade que lhe é dada para que os propósitos de Deus se cumpram em você.

A evolução tecnológica e a informática vieram para tornar mais fácil a vida das pessoas, mas ao invés disso, elas estão mais ocupadas do que nunca. Se você quer aprender a administrar melhor o seu tempo e obter o máximo aproveitamento de cada dia, esteja atento às dicas que seguem:


Agende todos os seus compromissos e faça uma lista de tarefas;


Planeje a execução das tarefas mais difíceis para os momentos do dia em que você esteja sujeito a menos interrupções;


• Programe algum tempo para você. Desperte meia hora mais cedo ou vá para cama um pouco mais tarde que o habitual para conseguir mais tempo para atividades pessoais no seu dia;


Priorize  o que você precisa realizar. Há uma teoria segundo a qual oitenta por cento das nossas realizações são provenientes de vinte por cento de nossos esforços. Pense de modo estratégico, determine quais são as atividades primordiais, que geram maior resultado, e concentre nelas seus esforços;


Delegue  as tarefas que puder. Se tiver outras pessoas à disposição, recrute-as para ajudar. Isso vale tanto para atividades domésticas quanto profissionais. Para saber como fazer isso leia nosso artigo sobre Liderança no Trabalho - Como Delegar.

• Aprenda a dizer não  às solicitações desnecessárias que consomem seu tempo. Por exemplo, não seja voluntário em uma comissão se você não tiver tempo para isso, e decline de convites para eventos que você não terá tempo de assistir;



• Supere a procrastinação. Para isso, leia nosso artigo sobre Como Parar de Adiar Tarefas;


• Evite o perfeccionismo. Não perca tempo buscando obsessivamente aperfeiçoar uma tarefa quando poderia gastar melhor o tempo realizando a próxima.


Lembre-se que a tecnologia deve ser usada a seu favor. Uma agenda eletrônica ou programas de computador podem ser de grande valia para ajudar na sua organização pessoal.