quarta-feira, 18 de maio de 2011

uma nova abordagem sobre gestão do tempo

Gestão do Tempo 

Há cada vez menos,temos tempo para terminar todas as tarefas que 
temos diariamente. Tarefas profissionais e domésticas podem levar-
nos à exaustão por incapacidade de fazer tudo aquilo que tínhamos 
planejado no início do dia. Para melhorar precisamos dominar a 
técnica de Gestão do Tempo. 

À primeira vista podemos pensar que a gestão do tempo é 
estarmos a perder ainda mais tempo precioso que podíamos usar 
para implementar mais rapidamente, mas os estudos existentes 
mostram que não é verdade. 

O problema de gerir o tempo não é apenas o fato de termos muitas 
coisas para fazer durante o dia, é principalmente uma questão de 
não gerirmos o tempo a nosso favor para fazer o que tem de ser 
feito de importante na altura em que estamos mais produtivos. 
Muitas vezes estamos ocupados a fazer as coisas urgentes mesmo 
que não sejam as coisas mais importantes. Aliás, podemos até 
estar a perder tempo com coisas insignificantes que prejudicarão 
em muito a nossa gestão do tempo mais tarde. 

Após vários estudos na área da gestão de tempo, concluiu-se que 
os maiores gastadores de tempo são: 

. Interrupções mal geridas. Não podemos acabar com as 
interrupções, mas podemos aprender a geri-las 
eficientemente. 
. Atitude. Passar o dia sem qualquer objetivo real, deixando as 
horas passarem e adiando todas as tarefas até à última hora 
possível. 
. Não delegar corretamente. Não partilhar o trabalho com os 
outros e tentar fazer tudo sozinho, mesmo que saiba que não 
será possível. 


Uma má gestão do tempo leva a que fiquemos irritados com os 
colegas, cansados física e psicologicamente, dificuldades de 
concentração, não dormir bem (que afeta toda a sua desempenho 
do dia) e em casos extremos, uma depressão. 

Princípios de Gestão do Tempo 

Aqui ficam algumas formas corretas de gestão do tempo: 

 
Aprenda a reconhecer em si o problema da gestão do tempo e 
como se manifesta em si. Stress? Cansaço? 

Não trabalhe mais horas só porque não consegue ter o trabalho 
pronto. Aprenda a gerir o tempo e a usar as horas que dispõe da 
forma mais produtiva possível, depois esqueça o trabalho e vá para 
casa. 

Planeje o seu tempo antes de começar a trabalhar. Isto lhe dará 
uma excelente sensação de estar com as coisas controladas. 

Preocupe-se em mostrar resultados durante o tempo que passa 
na empresa e não em trabalhar mais horas do que os outros. 
O seu chefe vai reconhecê-lo como sendo uma pessoa que age 
rapidamente, não perde tempo com coisas insignificantes e entrega 
os resultados que a empresa necessita. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário