Gestão do Tempo
Há cada vez menos,temos tempo para terminar todas as tarefas que
temos diariamente. Tarefas profissionais e domésticas podem levar-
nos à exaustão por incapacidade de fazer tudo aquilo que tínhamos
planejado no início do dia. Para melhorar precisamos dominar a
técnica de Gestão do Tempo.
À primeira vista podemos pensar que a gestão do tempo é
estarmos a perder ainda mais tempo precioso que podíamos usar
para implementar mais rapidamente, mas os estudos existentes
mostram que não é verdade.
O problema de gerir o tempo não é apenas o fato de termos muitas
coisas para fazer durante o dia, é principalmente uma questão de
não gerirmos o tempo a nosso favor para fazer o que tem de ser
feito de importante na altura em que estamos mais produtivos.
Muitas vezes estamos ocupados a fazer as coisas urgentes mesmo
que não sejam as coisas mais importantes. Aliás, podemos até
estar a perder tempo com coisas insignificantes que prejudicarão
em muito a nossa gestão do tempo mais tarde.
Após vários estudos na área da gestão de tempo, concluiu-se que
os maiores gastadores de tempo são:
. Interrupções mal geridas. Não podemos acabar com as
interrupções, mas podemos aprender a geri-las
eficientemente.
. Atitude. Passar o dia sem qualquer objetivo real, deixando as
horas passarem e adiando todas as tarefas até à última hora
possível.
. Não delegar corretamente. Não partilhar o trabalho com os
outros e tentar fazer tudo sozinho, mesmo que saiba que não
será possível.
Uma má gestão do tempo leva a que fiquemos irritados com os
colegas, cansados física e psicologicamente, dificuldades de
concentração, não dormir bem (que afeta toda a sua desempenho
do dia) e em casos extremos, uma depressão.
Princípios de Gestão do Tempo
Aqui ficam algumas formas corretas de gestão do tempo:
Aprenda a reconhecer em si o problema da gestão do tempo e
como se manifesta em si. Stress? Cansaço?
Não trabalhe mais horas só porque não consegue ter o trabalho
pronto. Aprenda a gerir o tempo e a usar as horas que dispõe da
forma mais produtiva possível, depois esqueça o trabalho e vá para
casa.
Planeje o seu tempo antes de começar a trabalhar. Isto lhe dará
uma excelente sensação de estar com as coisas controladas.
Preocupe-se em mostrar resultados durante o tempo que passa
na empresa e não em trabalhar mais horas do que os outros.
O seu chefe vai reconhecê-lo como sendo uma pessoa que age
rapidamente, não perde tempo com coisas insignificantes e entrega
os resultados que a empresa necessita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário