sexta-feira, 20 de maio de 2011

Algumas técnicas úteis no dia-a-dia

Técnicas de Gestão do Tempo 

Se tiver funções de gestão ou supervisão, verá que tem muitas 
coisas a correrem em simultâneo e a empresa deseja que entregue 
os resultados em todos os projetos paralelos, mesmo que você seja 
apenas um. 

Por isso, o objetivo de gestão de tempo não deverá ser o de 
encontrar mais tempo nas horas do dia, mas sim usar o tempo que 
tem de forma eficiente. É preciso praticar para ir conhecendo o 
sistema que melhor funciona com o seu corpo. Por exemplo, pode 
ser uma pessoa madrugadora ou não e isso influenciará a forma 
como abordar os problemas do dia. 

Uma forma de analisar a forma como gasta o seu tempo é fazendo 
um diário das tarefas e do tempo que gastou. Aponte tudo o que fez 
tarefas importantes, tarefas insignificantes, pausas e deslocações. 
Faça isso durante uma semana e analise os resultados no final, 
para ver se gastou o tempo nos sítios em que devia ou não. 

Faça uma lista de tarefas do dia, antes de começar a trabalhar. 
Idealmente essa lista deveria ser feita no final do dia anterior, 
com a indicação da importância. No dia seguinte, comece logo a 
trabalhar sem interrupções na tarefa mais importante e vá seguindo 
para as tarefas menos importantes. Se não conseguir fazer tudo 
durante o dia, pelo menos sabe que fez as tarefas mais importantes. 

 
Aprenda também a deixar o seu local de trabalho organizado no 
final do dia. Não perde mais de cinco minutos e quando chegar 
no dia seguinte vai ter uma sensação muito agradável. 

Aprenda a fazer a distinção entre as tarefas que pode delegar 
e as tarefas que tem mesmo de fazer. Escolha fazer aquelas que 
mais ninguém poderá fazer e que tenham a máxima importância na 
sua função para o bem da empresa onde trabalha. 

Quando está a trabalhar nas tarefas importantes, faça tudo o que 
estiver ao seu alcance para não ser interrompido. Desligue o 
telefone, não veja o e-mail, coloque um sinal a dizer ‘ocupado’. 

Não esteja constantemente a ver o seu e-mail. Desligue os alertas 
e leia os e-mails todos durante horas certas do dia. Por exemplo, 
duas vezes por dia, uma de manhã e outra de tarde. 

Aprenda a organizar a sua informação para não perder tempo à 
procura, quando devia estar a trabalhar. 

É muito importante deixar espaços vagos na agenda, para 
pequenos imprevistos e principalmente para poder parar 
frequentemente e analisar o que já fez o que falta fazer e 
retomar o rumo certo para ter um dia produtivo. 

Aprenda a gerir reuniões, porque são uma das principais formas 
de perder tempo das empresas. 

A gestão de tempo é uma disciplina que requer algum 
planejamento e muita vontade de ser produtivo. Mas é também uma 
forma de fazer o seu trabalho motivado durante o tempo em que 
está na empresa e depois ir para sua casa e aproveitar o resto do 
tempo para si, para relaxar com a família e ganhar forças para o 
dia seguinte. Com uma correta gestão do tempo irá viver mais 
saudavelmente. 

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