Confira dicas de especialistas para ter uma rotina mais equilibrada e eficaz à frente do seu negócio
Ser dono da própria empresa exige muita dedicação e comprometimento, mas não precisa significar o fim da vida pessoal.
Ser dono da própria empresa exige muita dedicação e comprometimento, mas não precisa significar o fim da vida pessoal.
Entusiasmados com seus projetos, muitos empreendedores acabam se envolvendo demais com o negócio e deixando de lado amigos, família e lazer. “Quando você chega em casa e o cachorro começa a latir para você, é hora de rever os seus conceitos”, brinca Sergio Guimarães, consultor da Academia do Tempo.
Embora seja difícil frear o impulso de se dedicar, 24 horas por dia ao seu sonho, a parcimônia pode ser fundamental para garantir o sucesso do próprio negócio, afinal, o excesso de estresse pode prejudicar capacidade de decisão e acabar com a produtividade do recurso mais importante da empresa: o empreendedor.
Confira a seguir dicas de especialistas para ter uma rotina mais equilibrada e eficaz à frente do seu negócio:
1. Mude o paradigma
O primeiro passo para qualquer profissional que queira mudar sua rotina é pensar diferente. Uma ideia que deve ser refutada, segundo Guimarães, é a de que trabalhar mais horas é sinônimo de produzir mais. “Produtividade é fazer mais em menos tempo. Estendendo o número de horas trabalhadas, o profissional pode até aumentar os resultados, mas os ganhos não serão proporcionais às horas dedicadas, já que fatores como o cansaço e o estresse inevitavelmente afetarão o seu rendimento”, destaca o especialista.
Para poder abraçar essa mudança de paradigma, é preciso se libertar de algumas ideias que estão fortemente arraigadas no nosso imaginário. “O mito do herói sofredor é muito forte na nossa sociedade. Valorizamos aquele sujeito que se mata pela empresa. Mas há estudos que comprovam que aqueles que dedicam mais horas ao trabalho não são necessariamente aqueles que trazem os melhores resultados”, aponta Guimarães.
2. Defina métricas e metas
A pergunta que vem em seguida é: como posso então ser mais produtivo trabalhando menos? Segundo Guimarães, o passo seguinte é criar métricas para medir seus resultados atuais. Pode ser o volume de vendas da empresa, o faturamento, o número de contratos fechados - cada empreendedor deve definir qual é o indicador que melhor reflete sua ações no dia-a-dia.
É importante entender que não estamos falando do número de tarefas realizadas – essas são as etapas necessárias para chegar a um resultado e não o resultado em si. Uma vez mapeadas as métricas, é hora de definir metas. O empresário pode se propor a obter resultados melhores dedicando o mesmo tempo as suas atividades, ou então, reduzir o tempo dedicado ao negócio mantendo os resultados atuais. “Assim ele pode trabalhar menos faturando o mesmo ou trabalhar o mesmo faturando mais”, resume Guimarães.
O tempo extra que o empreendedor ganha aplicando esta fórmula pode ser reinvestido em ações que o ajudarão a tornar-se ainda mais eficiente e produtivo, como ler livros, fazer cursos ou mesmo aproveitar melhor o tempo de lazer com amigos e família, recarregando as baterias para voltar com força total no dia seguinte.
O tempo extra que o empreendedor ganha aplicando esta fórmula pode ser reinvestido em ações que o ajudarão a tornar-se ainda mais eficiente e produtivo, como ler livros, fazer cursos ou mesmo aproveitar melhor o tempo de lazer com amigos e família, recarregando as baterias para voltar com força total no dia seguinte.
3. Seja estratégico
Um empreendedor tem muito mais valor para o seu negócio como recursos estratégico do que como recurso operacional. No entanto, é bastante comum que o dono da empresa acabe sufocado em meio à burocracia do dia-a-dia. “O empreendedor é o cara que tem que pensar longe, que tem que ter a visão do negócio, não pode se tornar uma abelha operária”, explica Mario Persona, autor do livro Receitas para Grandes Negócios, entre outros.
Segundo o especialista, o empreendedor tem que compreender que seu tempo é valioso demais para desperdiçar com tarefas cotidianas e que o negócio tem que ser capaz de funcionar sem exigir sua presença 100% do tempo. “O empreendedor tem que fazer muito pouco e pensar muito”, resume o especialista.
4. Saiba delegar
A partir da constatação anterior, o próximo passo é delegar. O bom empreendedor é aquele que consegue montar o time certo para que seu negócio decole sem exigir seu envolvimento em cada decisão corriqueira. “O empreendedor tem o poder de fazer qualquer coisa dentro do seu negócio. O desafio é escolher o que não fazer”, destaca Guimarães.
Para delegar tarefas com tranqüilidade, o segredo é cercar-se das pessoas certas. “O ideal é procurar profissionais com perfis complementares e nos quais se tenha total confiança”, recomenda Persona. “Sempre há riscos, mas o empreendedor deve estar pronto para corrê-los”, diz.
5. Faça uma melhor gestão do tempo
Por fim, há uma série de boas práticas que podem ajudar qualquer profissional a gerenciar melhor seu tempo e que devem ser incorporadas à rotina do empreendedor para que ele possa se dedicar ao que é realmente importante. As recomendações incluem evitar o acúmulo de e-mails, tornar as reuniões mais curtas e produtivas e planejar muito bem as tarefas cotidianas para que elas não tomem mais tempo do que deveriam.
***
O que cabe no seu dia?
Frequentemente em minhas palestras ou seminários sobre administração do tempo alguém me pergunta qual a formula mágica para esticar os dias de modo que todas as nossas demandas e responsabilidades, que já não cabem num dia de 24 horas, caibam num dia esticado de, por exemplo, 32 horas. Por trás desta pergunta, evidentemente irônica, pois todo mundo sabe que não é possível aumentar a quantidade de horas de um dia, reside um dos maiores desafios para quem quer e precisa viver melhor o seu tempo.
A física explica que a capacidade de um recipiente é igual ao volume que ele pode conter. Ou seja, um copo com capacidade de 300 ml comporta no máximo 300 ml de liquido. Logo, você vai precisar de um copo maior se precisar armazenar 500 ml de água, por exemplo. Este é o ponto. Não é difícil encontrar um copo maior que seja capaz de conter mais suco de laranja. Porem é impossível esticar o dia para que ele seja capaz de conter mais demandas e tarefas.
Portanto, costumo recomendar as pessoas que elas pensem sobre o tempo como algo que comporta e cuja capacidade é inflexível. Parece uma simples questão de semântica, mas perceba que há uma grande diferença entre “Este compromisso cabe no meu dia?” e “Tenho tempo para este compromisso?”.
Quando relacionamos os conceitos de tempo e capacidade somos mais rigorosos e seletivos, priorizamos com mais critério e responsabilidade. Permitimos que o nosso tempo seja ocupado apenas por tarefas e demandas que gerem os melhores resultados e satisfação pessoal. Por outro lado, quem vive a fantasia de que os dias são elásticos e que há tempo de sobra é mais vulnerável a falta de planejamento, a desorganização e a procrastinação. Também cede, com frequência, a tentação de assumir mais compromissos e responsabilidades do que, de fato, tem condições de cumprir. Pense nisso!
Você planeja suas atividades e as anota em uma agenda diária e/ou semanal?
Você acredita estar dedicando tempo às coisas realmente importantes?
Como está sua vida espiritual? Você têm tido tempo para desenvolver uma comunhão cada vez mais íntima e crescente com Deus?
Como vai sua saúde? Você pratica atividades físicas regularmente e alimenta-se corretamente?
Como está sua vida emocional? Está constantemente alegre e bem disposto para a vida, ou sua emoção está sempre oscilando entre altos e baixos?
Como vai sua vida social? Têm dedicado tempo para os amigos, para a família e para conhecer novas pessoas? Têm participado de confraternizações e encontros sociais?
E seu aperfeiçoamento intelectual? Já leu algum livro essa semana? Você tem se aperfeiçoado profissionalmente e pessoalmente nesses dias?
Se sua resposta foi negativa em pelo menos uma destas perguntas entao voce provavelmente nao esta administrando bem seu tempo. É necessário refletir sobre o uso do tempo, bem como sobre as áreas da vida que estamos priorizando, e quais áreas estamos desprezando. Se você não tem mais tempo para sua família, ou para seus amigos, ou até mesmo para praticar aquele hobby que você tanto gosta, este estudo foi feito para você. O objetivo é proporcionar ferramentas que o auxiliem na utilização mais racional do tempo, ajudando-o a cumprir seus objetivos em tempo hábil e de forma correta. Podemos citar como principais benefícios do uso correto do tempo:
- Contemplar todas as áreas importantes de sua vida, mantendo uma vida saudável em todos os sentidos;
- Fazer as coisas com mais eficiência e produtividade, cumprindo seus objetivos de curto, médio e longo prazo;
- Ter mais tempo disponível para lazer e atividades que mais gosta.
Antes de mais nada, é necessário que entendamos que o primeiro passo para se administrar o tempo é compreender que ele é limitado. Pensando assim, o trataremos com mais cuidado, e valorizaremos cada momento, sabendo que nossa vida é a sucessão de vários momentos. Com o objetivo de auxiliá-lo da melhor forma, este estudo foi elaborado e organizado em três momentos, que se subdividirá em várias postagens. Esta introducão é o primeiro momento. No segundo momento você será auxiliado a definir com mais clareza os valores que direcionam sua vida, para que possa pensar mais sobre o que é mais importante, e o que não deve ser desprezado nas suas ações diárias. No terceiro momento você aprenderá técnicas de como administrar melhor seu tempo, através de ações sistematizadas de planejamento e controle, buscando eliminar os chamados desperdiçadores de tempo, aumentando assim sua eficiência e eficácia na utilização do tempo.
Você acredita estar dedicando tempo às coisas realmente importantes?
Como está sua vida espiritual? Você têm tido tempo para desenvolver uma comunhão cada vez mais íntima e crescente com Deus?
Como vai sua saúde? Você pratica atividades físicas regularmente e alimenta-se corretamente?
Como está sua vida emocional? Está constantemente alegre e bem disposto para a vida, ou sua emoção está sempre oscilando entre altos e baixos?
Como vai sua vida social? Têm dedicado tempo para os amigos, para a família e para conhecer novas pessoas? Têm participado de confraternizações e encontros sociais?
E seu aperfeiçoamento intelectual? Já leu algum livro essa semana? Você tem se aperfeiçoado profissionalmente e pessoalmente nesses dias?
Se sua resposta foi negativa em pelo menos uma destas perguntas entao voce provavelmente nao esta administrando bem seu tempo. É necessário refletir sobre o uso do tempo, bem como sobre as áreas da vida que estamos priorizando, e quais áreas estamos desprezando. Se você não tem mais tempo para sua família, ou para seus amigos, ou até mesmo para praticar aquele hobby que você tanto gosta, este estudo foi feito para você. O objetivo é proporcionar ferramentas que o auxiliem na utilização mais racional do tempo, ajudando-o a cumprir seus objetivos em tempo hábil e de forma correta. Podemos citar como principais benefícios do uso correto do tempo:
- Contemplar todas as áreas importantes de sua vida, mantendo uma vida saudável em todos os sentidos;- Fazer as coisas com mais eficiência e produtividade, cumprindo seus objetivos de curto, médio e longo prazo;
- Ter mais tempo disponível para lazer e atividades que mais gosta.
Antes de mais nada, é necessário que entendamos que o primeiro passo para se administrar o tempo é compreender que ele é limitado. Pensando assim, o trataremos com mais cuidado, e valorizaremos cada momento, sabendo que nossa vida é a sucessão de vários momentos. Com o objetivo de auxiliá-lo da melhor forma, este estudo foi elaborado e organizado em três momentos, que se subdividirá em várias postagens. Esta introducão é o primeiro momento. No segundo momento você será auxiliado a definir com mais clareza os valores que direcionam sua vida, para que possa pensar mais sobre o que é mais importante, e o que não deve ser desprezado nas suas ações diárias. No terceiro momento você aprenderá técnicas de como administrar melhor seu tempo, através de ações sistematizadas de planejamento e controle, buscando eliminar os chamados desperdiçadores de tempo, aumentando assim sua eficiência e eficácia na utilização do tempo.
COMO ADMINISTRAR MELHOR SEU TEMPONossas ações são reflexos dos valores que temos interiorizados dentro de nós. Como não conseguimos fazer tudo o que queremos ao mesmo tempo, somos obrigados a escolher o que iremos fazer a cada momento de nossas vidas. Assim sendo, nosso cérebro utiliza um processo natural de seleção do que fazer e do que não fazer baseado no fator importância, ou seja, se valorizo algo ou não. Aquilo que valorizo faço, o que não valorizo não faço. Então concluímos que somos guiados pelo que achamos mais importante.
A principal característica do tempo é que ele é limitado, efêmero e passageiro. Tempo passado não pode ser recuperado, a não ser se tivéssemos uma máquina do tempo, assim como o delorium do filme “De volta para o futuro”. Mas a verdade é que só temos uma chance para viver, uma única oportunidade que devemos aproveitar da melhor forma possível. Como o tempo é um recurso caríssimo e limitado, devemos pensar bem como investimos nesse precioso bem. O problema de nossa sociedade é que não está conseguindo utilizar o tempo disponível de forma sábia, isto porque os valores que orientam as ações da maioria das pessoas foram invertidos, desprezando os graus de importância principalmente nos valores relacionados à dignidade humana.
Vivemos em uma sociedade hedonista, individualista, consumista e altamente desumana. Valoriza-se mais o ter do que o ser, ou seja, é dado um valor maior às riquezas do que ao bem estar das pessoas. Um exemplo disso é o que vemos ultimamente no noticiário acerca do efeito estufa e de suas trágicas e irreversíveis conseqüências, diminuindo consideravelmente a qualidade de vida da humanidade. Isso acontece porque a nossa sociedade está valorizando mais a prosperidade financeira do que o bem estar dos povos.
Pergunte a uma pessoa mais idosa sobre o que é mais importante na vida. Muito provavelmente a resposta será que o que mais importa na vida é a saúde, pois uma vez perdida, as conseqüências são desastrosas, as outras coisas perdem o valor. A realidade é que muitas pessoas pensam construir grandes coisas, possuem grandes sonhos, querem realizar muitas obras mas esquecem de si mesmas. A parte mais desprezada é a estrutura interior, a parte invisível que está dentro de cada um, o único alicerçe capaz de sustentar uma vida a longo prazo. Muita gente prioriza o seu trabalho ou estudos e se esquecem de cuidar de sua saúde, deixam de cuidar da habitação do Espírito Santo de Deus, o seu próprio corpo.
Existem alguns valores que são inegociáveis, não devem jamais ser desprezados, pois compõem a estrutura básica de um indivíduo. Nesse estudo, abordaremos os cinco valores responsáveis pela integridade, e qualidade de vida de todas as pessoas. Os valores que jamais deveríamos desprezar em nossas vidas são:
- Saúde Espiritual
- Saúde Física
- Saúde Emocional
- Saúde Social
- Saúde Intelectual
Esses valores quando negligenciados, causam diferentes tipos de “enfermidades” na vida do indivíduo. A sociedade atual despreza esses valores, colocando-os em segundo plano, e a conseqüência disso são os consultórios médicos e psiquiátricos lotados. Segundo especialistas, o mal do século XXI serão as doenças psicossomáticas, causadas pelo ritmo em que as pessoas são submetidas, causando um estresse exagerado, gerando enfermidades como depressão, ansiedade e diminuição da qualidade de vida em geral. Como ter uma vida produtiva e ao mesmo tempo realizada, feliz e livre das terríveis conseqüências dessa sociedade em ritmo de loucura? Temos que aprender a administrar melhor nosso tempo, e a primeira coisa que devemos fazer é priorizar o que realmente nos fará pessoas mais prósperas, produtivas e felizes.
A principal característica do tempo é que ele é limitado, efêmero e passageiro. Tempo passado não pode ser recuperado, a não ser se tivéssemos uma máquina do tempo, assim como o delorium do filme “De volta para o futuro”. Mas a verdade é que só temos uma chance para viver, uma única oportunidade que devemos aproveitar da melhor forma possível. Como o tempo é um recurso caríssimo e limitado, devemos pensar bem como investimos nesse precioso bem. O problema de nossa sociedade é que não está conseguindo utilizar o tempo disponível de forma sábia, isto porque os valores que orientam as ações da maioria das pessoas foram invertidos, desprezando os graus de importância principalmente nos valores relacionados à dignidade humana.Vivemos em uma sociedade hedonista, individualista, consumista e altamente desumana. Valoriza-se mais o ter do que o ser, ou seja, é dado um valor maior às riquezas do que ao bem estar das pessoas. Um exemplo disso é o que vemos ultimamente no noticiário acerca do efeito estufa e de suas trágicas e irreversíveis conseqüências, diminuindo consideravelmente a qualidade de vida da humanidade. Isso acontece porque a nossa sociedade está valorizando mais a prosperidade financeira do que o bem estar dos povos.
Pergunte a uma pessoa mais idosa sobre o que é mais importante na vida. Muito provavelmente a resposta será que o que mais importa na vida é a saúde, pois uma vez perdida, as conseqüências são desastrosas, as outras coisas perdem o valor. A realidade é que muitas pessoas pensam construir grandes coisas, possuem grandes sonhos, querem realizar muitas obras mas esquecem de si mesmas. A parte mais desprezada é a estrutura interior, a parte invisível que está dentro de cada um, o único alicerçe capaz de sustentar uma vida a longo prazo. Muita gente prioriza o seu trabalho ou estudos e se esquecem de cuidar de sua saúde, deixam de cuidar da habitação do Espírito Santo de Deus, o seu próprio corpo.Existem alguns valores que são inegociáveis, não devem jamais ser desprezados, pois compõem a estrutura básica de um indivíduo. Nesse estudo, abordaremos os cinco valores responsáveis pela integridade, e qualidade de vida de todas as pessoas. Os valores que jamais deveríamos desprezar em nossas vidas são:
- Saúde Espiritual
- Saúde Física
- Saúde Emocional
- Saúde Social
- Saúde Intelectual
Esses valores quando negligenciados, causam diferentes tipos de “enfermidades” na vida do indivíduo. A sociedade atual despreza esses valores, colocando-os em segundo plano, e a conseqüência disso são os consultórios médicos e psiquiátricos lotados. Segundo especialistas, o mal do século XXI serão as doenças psicossomáticas, causadas pelo ritmo em que as pessoas são submetidas, causando um estresse exagerado, gerando enfermidades como depressão, ansiedade e diminuição da qualidade de vida em geral. Como ter uma vida produtiva e ao mesmo tempo realizada, feliz e livre das terríveis conseqüências dessa sociedade em ritmo de loucura? Temos que aprender a administrar melhor nosso tempo, e a primeira coisa que devemos fazer é priorizar o que realmente nos fará pessoas mais prósperas, produtivas e felizes.
COMO ADMINISTRAR MELHOR SEU TEMPO
Existem alguns valores que são inegociáveis, não devem jamais ser desprezados, pois compõem a estrutura básica de um indivíduo. Nesse estudo, abordarei de forma bíblica os cinco valores responsáveis pela integridade, e qualidade de vida de todas as pessoas. Os valores que jamais deveríamos desprezar em nossas vidas.
Saúde Espiritual
“buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas". Mateus 6:33
A Palavra de Deus, a Bíblia, nos diz que devemos buscar em primeiro lugar de nossas vidas o Reino de Deus. “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” (Romanos 14:17). E como podemos buscar esse reino de justiça, paz e alegria? Primeiramente devemos nascer da água e do Espírito, como diz em Jo 3:5 “quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” Quando aceitamos a Jesus como nosso salvador pessoal, nascemos de novo, e a partir daí somos transformados pelo Senhor através do Espírito Santo que passa a habitar em nós.
Depois de nascermos de novo, precisamos receber o reino de Deus como crianças: “em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele.” (Lucas 18:17). Isso significa que, assim como as crianças são dependentes de seus pais, nós devemos ser dependentes de nosso Pai celestial, ou seja, devemos esperar nEle a provisão, a proteção, o carinho e amor necessário para nossas vidas. Quando pensamos que não dependemos mais de Deus, começamos a desprezar os nossos momentos de comunhão íntima e pessoal com Ele, passamos a nos considerar auto suficientes, fortes demais, independentes demais, assim sendo deixamos de desfrutar do maravilhoso reino que Jesus nos prometeu. Você tem investido seu tempo para a edificação de seu espírito? Quanto tempo você está dedicando a Deus diariamente?
Todas as pessoas possuem um corpo, uma alma e um espírito, sendo que nenhuma dessas áreas pode ser desprezada, sob o risco de afetar negativamente toda a vida da pessoa. Assim como seu corpo sente fome e sede todos os dias e você os sacia, sua alma e seu espírito também sentem fome. Quando você deixa de estar em comunhão individual, diária com Deus (sozinho(a)no seu quarto), você deixa de alimentar seu espírito. Quando o espírito deixa de ser alimentado, ele começa a enfraquecer, podendo adquirir anorexia espiritual, ou seja, começa a se degenerar, podendo até mesmo chegar ao óbito. Tem muita gente por aí que estão mortas em seu relacionamento com Deus, vão à igreja mas não possuem relacionamento genuíno com Jesus. Cristão que não ora e não lê a Bíblia todos os dias e se sente confortável com isto, na verdade já não possui vida em si mesmo, não possui mais o brilho de Jesus, está vivendo como um derrotado, longe da presença de Deus. Se você valoriza mais as atividades de seu dia a dia do que a presença de Deus, me desculpe, é impossível você experimentar a paz, a justiça e a alegria proporcionadas apenas àqueles que tomam posse do reino de Deus.
Saúde física
O nosso corpo é o instrumento que Deus nos deu para agirmos enquanto vivermos aqui na terra. A Bíblia nos diz que somos habitação do Espírito Santo de Deus (Ef 2:22, Rom 8:11). Juntamente com a honra de ser templo do Espírito Santo, temos a responsabilidade de cuidar deste corpo, e mantê-lo em santidade. Como você tem tratado o corpo que Deus te deu?
Nosso corpo físico é capaz de realizar muitas coisas, construir grandes projetos, ajudar muitas pessoas, edificar obras boas ou más, ou seja, é através dele que colocamos em prática o que queremos e sonhamos. Para cuidar de nosso corpo precisamos entender como ele funciona. Existem duas ações básicas que determinam uma utilização saudável do corpo: a atividade e o descanso. Se negarmos qualquer uma dessas premissas, nosso corpo começa a entrar em colapso. Por exemplo, se não pratico atividades físicas, movimentando meus músculos, eles se atrofiam, causando-me patologias que podem abreviar meu tempo de vida, tais como doenças cardiovasculares, pressão alta, diabetes, e diversas outras enfermidades típicas das pessoas com estilo de vida sedentário. Por outro lado, se não descanso o suficiente meu organismo começa a se autodestruir, diminuindo sua capacidade de realização, limitando seu verdadeiro potencial. Você tem praticado atividades físicas regularmente? Você tem dormido o suficiente para repor suas energias para o dia seguinte? Você tem respeitado as necessidades de seu organismo?
Outro fator importante para ajudar seu organismo é definir tempos específicos, e constantes, para as atividades relacionadas à saúde do corpo. O horário das refeições devem ser os mesmos todos os dias, pois seu organismo necessita de uma regularidade diária, ou seja, você deve ter horários determinados para almoçar, lanchar, jantar e também para dormir, praticar atividades físicas, estudar, descansar, divertir, etc. Uma vida sem disciplina, sem horários definidos agridem o tempo de seu organismo, debilitando-o. Um corpo saudável é um corpo tratado de forma disciplinada e regular.
Saúde emocional

A alma é a parte da pessoa em que se encontram as emoções, os pensamentos, o raciocínio lógico. A alma muitas vezes é chamada de “coração”. Em Provérbios 4:23 lemos: “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida”. O que significa guardar o seu coração? Nos versículos anteriores do mesmo capítulo de Provérbios vemos: “filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo.” Guardar o coração significa olhar firmemente para Deus, para sua Palavra e seus ensinamentos. Significa colocar suas expectativas, sonhos, desejos e vontade naquEle que jamais te decepcionará, nem te abandonará. Significa apaixonar-se por Jesus, amá-lO com toda a força de teu ser, acima de qualquer outra pessoa. “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.”(Dt 6:5).
Quando você ama a Deus de todo seu coração, sua alegria está firmada em lugar seguro, na rocha, e nada poderá te atingir. Seu coração, também chamado de mundo interior, é o que sustenta sua vida, é seu alicerce. Quando seu mundo interior está em ordem, em comunhão com o Pai, as circunstâncias ao seu redor não te atingem mais, você passa a viver firmado apenas nas verdades de Deus, “e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha” (Mateus 7:25). Sua vida é uma construção, suas ações são os tijolos que você utiliza, se a casa de sua vida está sendo construída sobre os fundamentos de Deus, nada poderá te destruir, te desanimar ou te fazer desistir.
Em Salmos 13:2 vemos: “Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração cada dia? Até quando se erguerá contra mim o meu inimigo?”. Até quando sua alma estará triste? Até quando você será vítima das circunstâncias ao seu redor? A resposta a esta pergunta seria: até o dia em que você amar a Deus acima de todas as coisas, até o dia em que decidir colocar suas expectativas, e confiança somente em Deus. Nos próximos versículos (5,6) o salmista diz: “No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação. Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem.”
Muitas pessoas acreditam que serão felizes quando encontrarem alguém que satisfará todos seus sonhos mais íntimos, outras acreditam que serão mais felizes quando tiverem muito dinheiro, ou quando tiverem fama, reconhecimento ou poder. A verdadeira alegria é estar no centro da vontade de Deus, como diz lá em Salmos 16:11: “Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.” O fato é que, quando colocamos nossas expectativas em pessoas, provavelmente seremos frustrados. Quantas vezes você confiou em pessoas que diziam ser seus(suas) amigos(as), diziam que te amavam, e depois te decepcionaram? Muito provavelmente te decepcionaram porque você acreditava que dependia deles para ser feliz. Você deixou de colocar suas expectativas em Deus, e passou a esperar nos homens: “assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!” (Jeremias 17:5). Não temos de esperar que os outros nos faça feliz, mas devemos procurar ser instrumentos para abençoar a vida de muitos. Deus nos ensina a ter um coração disposto a dar, a servir: “dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” (Lucas 6:38). Queres colher bênçãos, semeie bênçãos na vida dos seus irmãos.
Se você já foi frustrado pois esperava certas respostas e recebeu outras completamente diferentes, seu coração provavelmente foi machucado. Salmos 19:7 diz: “A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.” Quanto mais conhecemos a Deus, sua Palavra, Sua beleza, Sua formosura, passamos a experimentar a restauração de nossa alma, de nosso coração e de nossas emoções. Então, “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32). Peça a Deus que restaure seu coração, e que o leve a andar no caminho da verdade, onde há bênçãos sem medida para a sua vida.
Saúde social
O apóstolo Paulo nos disse: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1 Coríntios 11:1). Jesus Cristo em seu período aqui na terra como homem, foi bastante sociável. Seu primeiro milagre foi em um casamento (João 2), no qual transformou água em vinho. Jesus passava grande parte do seu tempo com seus discípulos, até os chamava de amigos: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.” (João 15:15). Muitas vezes ele foi criticado por estar andando junto com pecadores, por visitar pessoas que eram discriminadas pela sociedade. O fato é que Jesus foi o maior exemplo de como tratar as pessoas, sempre as ouvia, as ajudava, as ensinava, foi um verdadeiro mestre da sensibilidade. Jesus valorizava cada pessoa independente de sua condição social, ou de seu estado moral atual.
Somos saudáveis socialmente quando nos relacionamos bem com as pessoas. Isso significa gastarmos tempo com elas, conversarmos, compartilharmos experiências, termos momentos de edificação mútua. Em Lucas 10:27 parte b, temos o mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Se amamos as pessoas que estão ao nosso redor, nossos pais, parentes, amigos e irmãos em Cristo, estaremos dispostos a gastar tempo com elas. Um crente “ermitão”, é aquele que vive isolado das outras pessoas, não se comunica, não se relaciona. Esse tipo de cristão é presa fácil para o desânimo, a tristeza e o fracasso como homem/mulher de Deus. Deus nos chama para vivermos em comunhão, como diz lá em 1 Jo 1:7: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros”. Ninguém pode viver sozinho, isolado, é necessário que vivamos momentos de união, de companheirismo e de crescimento coletivo. “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” (1 João 4:20). O amor às outras pessoas reflete nosso amor para com Deus. Se amamos, temos comunhão, estamos próximos.
Você tem dedicado tempo para desenvolver suas amizades, compartilhar com outras pessoas seus sonhos, seus projetos, para se divertir e passar momentos agradáveis junto de outras pessoas? Você está aberto a novos relacionamentos de amizade? Você é uma pessoa sociável, ou quando alguém te convida para algum evento social você nunca está disponível? A maneira como você gasta seu tempo demonstra aquilo que você acha importante. Você tem dado o devido valor para as pessoas que estão ao seu redor?
Saúde Intelectual
Sua alma é constituída de razão e emoção. Suas ações são precedidas por pensamentos, e suas ações refletem quem você é no seu interior, “porque, como imagina em sua alma, assim ele é” (Pv 23:7). O saudável intelectualmente é aquele que alimenta continuamente seu intelecto, progredindo cada dia mais rumo à sabedoria. “Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino.” (Pv 3:13) Uma pessoa sábia é aquela que consegue assimilar a informação, transformá-la em conhecimento e aplicar esse conhecimento no seu dia-a-dia solucionando problemas.
Vivemos em um mundo saturado de informações, a maior parte delas informações pouco úteis para nossas vidas, sendo assim, priorizamos e retemos apenas as informações que nosso cérebro considera relevantes. Muitas pessoas priorizam aprender apenas conhecimentos técnicos, ou escolares, esquecendo-se de aprender com a escola da vida, e também de aprender verdades espirituais contidas na Bíblia.
Muitas vezes as pessoas sofrem porque lhes faltam conhecimento, ficam cativas a velhos paradigmas que as impedem de ver a realidade como ela é, ficando presas em mentiras criadas para escravizá-las a uma visão de mundo limitada e negativa. “Portanto, o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento” (Isaías 5:13). A pior prisão do mundo é a prisão da mente, da inteligência. A mente é um verdadeiro campo de batalha, para vencermos nessa área devemos levar “cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (2 Cor 10:5). A bíblia nos diz que bem aventurado é o homem que medita de dia e de noite na lei do Senhor, nos seus propósitos, nos seus desígnios (Sl 1:2). No versículo seguinte continua “ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.” Porque isso acontece? Porque quando o homem busca o conhecimento do alto, o conhecimento de Deus, a Palavra viva de Deus opera na sua vida, e todas as promessas de Deus começam a se cumprir.
Existe uma outra questão, não menos importante. O verdadeiro sábio, ouve os conselhos que são dados a ele e retém o que é bom. O insensato despreza os conselhos, e continua no mesmo caminho. Em Provérbios 12:15 lemos: “o caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos”. Não devemos seguir conselhos de perversos (Provérbios 12:5), mas sim de homens e mulheres genuínamente de Deus, que nos amam e quer o melhor para nossas vidas. Que bom seria se continuamente andássemos ao lado de pessoas sábias, e buscássemos aprender com elas, assim nossa vida seria muito melhor, e erraríamos menos.
Existem alguns inimigos da saúde intelectual, a maioria deles foram desenvolvidos por nós mesmos na forma de maus hábitos, tais como preguiça mental, preconceitos, orgulho (já sei! não preciso mais aprender!), indisciplina, entre outros. A boa notícia é que os maus hábitos podem ser mudados em bons hábitos. Cientistas afirmam que em um período de três semanas um novo hábito pode ser formado através da prática sistemática do novo hábito. Se você não tem costume de ler, de pensar mais sobre determinados assuntos, ou até mesmo de valorizar bons conselhos, então essa é a hora de você mudar suas atitudes, buscando o seu crescimento intelectual, procurando viver uma vida sábia.
Saúde Espiritual
“buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas". Mateus 6:33
A Palavra de Deus, a Bíblia, nos diz que devemos buscar em primeiro lugar de nossas vidas o Reino de Deus. “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” (Romanos 14:17). E como podemos buscar esse reino de justiça, paz e alegria? Primeiramente devemos nascer da água e do Espírito, como diz em Jo 3:5 “quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” Quando aceitamos a Jesus como nosso salvador pessoal, nascemos de novo, e a partir daí somos transformados pelo Senhor através do Espírito Santo que passa a habitar em nós.Depois de nascermos de novo, precisamos receber o reino de Deus como crianças: “em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele.” (Lucas 18:17). Isso significa que, assim como as crianças são dependentes de seus pais, nós devemos ser dependentes de nosso Pai celestial, ou seja, devemos esperar nEle a provisão, a proteção, o carinho e amor necessário para nossas vidas. Quando pensamos que não dependemos mais de Deus, começamos a desprezar os nossos momentos de comunhão íntima e pessoal com Ele, passamos a nos considerar auto suficientes, fortes demais, independentes demais, assim sendo deixamos de desfrutar do maravilhoso reino que Jesus nos prometeu. Você tem investido seu tempo para a edificação de seu espírito? Quanto tempo você está dedicando a Deus diariamente?
Todas as pessoas possuem um corpo, uma alma e um espírito, sendo que nenhuma dessas áreas pode ser desprezada, sob o risco de afetar negativamente toda a vida da pessoa. Assim como seu corpo sente fome e sede todos os dias e você os sacia, sua alma e seu espírito também sentem fome. Quando você deixa de estar em comunhão individual, diária com Deus (sozinho(a)no seu quarto), você deixa de alimentar seu espírito. Quando o espírito deixa de ser alimentado, ele começa a enfraquecer, podendo adquirir anorexia espiritual, ou seja, começa a se degenerar, podendo até mesmo chegar ao óbito. Tem muita gente por aí que estão mortas em seu relacionamento com Deus, vão à igreja mas não possuem relacionamento genuíno com Jesus. Cristão que não ora e não lê a Bíblia todos os dias e se sente confortável com isto, na verdade já não possui vida em si mesmo, não possui mais o brilho de Jesus, está vivendo como um derrotado, longe da presença de Deus. Se você valoriza mais as atividades de seu dia a dia do que a presença de Deus, me desculpe, é impossível você experimentar a paz, a justiça e a alegria proporcionadas apenas àqueles que tomam posse do reino de Deus.
Saúde física
O nosso corpo é o instrumento que Deus nos deu para agirmos enquanto vivermos aqui na terra. A Bíblia nos diz que somos habitação do Espírito Santo de Deus (Ef 2:22, Rom 8:11). Juntamente com a honra de ser templo do Espírito Santo, temos a responsabilidade de cuidar deste corpo, e mantê-lo em santidade. Como você tem tratado o corpo que Deus te deu?Nosso corpo físico é capaz de realizar muitas coisas, construir grandes projetos, ajudar muitas pessoas, edificar obras boas ou más, ou seja, é através dele que colocamos em prática o que queremos e sonhamos. Para cuidar de nosso corpo precisamos entender como ele funciona. Existem duas ações básicas que determinam uma utilização saudável do corpo: a atividade e o descanso. Se negarmos qualquer uma dessas premissas, nosso corpo começa a entrar em colapso. Por exemplo, se não pratico atividades físicas, movimentando meus músculos, eles se atrofiam, causando-me patologias que podem abreviar meu tempo de vida, tais como doenças cardiovasculares, pressão alta, diabetes, e diversas outras enfermidades típicas das pessoas com estilo de vida sedentário. Por outro lado, se não descanso o suficiente meu organismo começa a se autodestruir, diminuindo sua capacidade de realização, limitando seu verdadeiro potencial. Você tem praticado atividades físicas regularmente? Você tem dormido o suficiente para repor suas energias para o dia seguinte? Você tem respeitado as necessidades de seu organismo?
Outro fator importante para ajudar seu organismo é definir tempos específicos, e constantes, para as atividades relacionadas à saúde do corpo. O horário das refeições devem ser os mesmos todos os dias, pois seu organismo necessita de uma regularidade diária, ou seja, você deve ter horários determinados para almoçar, lanchar, jantar e também para dormir, praticar atividades físicas, estudar, descansar, divertir, etc. Uma vida sem disciplina, sem horários definidos agridem o tempo de seu organismo, debilitando-o. Um corpo saudável é um corpo tratado de forma disciplinada e regular.
Saúde emocional

A alma é a parte da pessoa em que se encontram as emoções, os pensamentos, o raciocínio lógico. A alma muitas vezes é chamada de “coração”. Em Provérbios 4:23 lemos: “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida”. O que significa guardar o seu coração? Nos versículos anteriores do mesmo capítulo de Provérbios vemos: “filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo.” Guardar o coração significa olhar firmemente para Deus, para sua Palavra e seus ensinamentos. Significa colocar suas expectativas, sonhos, desejos e vontade naquEle que jamais te decepcionará, nem te abandonará. Significa apaixonar-se por Jesus, amá-lO com toda a força de teu ser, acima de qualquer outra pessoa. “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.”(Dt 6:5).
Quando você ama a Deus de todo seu coração, sua alegria está firmada em lugar seguro, na rocha, e nada poderá te atingir. Seu coração, também chamado de mundo interior, é o que sustenta sua vida, é seu alicerce. Quando seu mundo interior está em ordem, em comunhão com o Pai, as circunstâncias ao seu redor não te atingem mais, você passa a viver firmado apenas nas verdades de Deus, “e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha” (Mateus 7:25). Sua vida é uma construção, suas ações são os tijolos que você utiliza, se a casa de sua vida está sendo construída sobre os fundamentos de Deus, nada poderá te destruir, te desanimar ou te fazer desistir.
Em Salmos 13:2 vemos: “Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração cada dia? Até quando se erguerá contra mim o meu inimigo?”. Até quando sua alma estará triste? Até quando você será vítima das circunstâncias ao seu redor? A resposta a esta pergunta seria: até o dia em que você amar a Deus acima de todas as coisas, até o dia em que decidir colocar suas expectativas, e confiança somente em Deus. Nos próximos versículos (5,6) o salmista diz: “No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação. Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem.”
Muitas pessoas acreditam que serão felizes quando encontrarem alguém que satisfará todos seus sonhos mais íntimos, outras acreditam que serão mais felizes quando tiverem muito dinheiro, ou quando tiverem fama, reconhecimento ou poder. A verdadeira alegria é estar no centro da vontade de Deus, como diz lá em Salmos 16:11: “Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.” O fato é que, quando colocamos nossas expectativas em pessoas, provavelmente seremos frustrados. Quantas vezes você confiou em pessoas que diziam ser seus(suas) amigos(as), diziam que te amavam, e depois te decepcionaram? Muito provavelmente te decepcionaram porque você acreditava que dependia deles para ser feliz. Você deixou de colocar suas expectativas em Deus, e passou a esperar nos homens: “assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!” (Jeremias 17:5). Não temos de esperar que os outros nos faça feliz, mas devemos procurar ser instrumentos para abençoar a vida de muitos. Deus nos ensina a ter um coração disposto a dar, a servir: “dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” (Lucas 6:38). Queres colher bênçãos, semeie bênçãos na vida dos seus irmãos.
Se você já foi frustrado pois esperava certas respostas e recebeu outras completamente diferentes, seu coração provavelmente foi machucado. Salmos 19:7 diz: “A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.” Quanto mais conhecemos a Deus, sua Palavra, Sua beleza, Sua formosura, passamos a experimentar a restauração de nossa alma, de nosso coração e de nossas emoções. Então, “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32). Peça a Deus que restaure seu coração, e que o leve a andar no caminho da verdade, onde há bênçãos sem medida para a sua vida.
Saúde social
O apóstolo Paulo nos disse: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1 Coríntios 11:1). Jesus Cristo em seu período aqui na terra como homem, foi bastante sociável. Seu primeiro milagre foi em um casamento (João 2), no qual transformou água em vinho. Jesus passava grande parte do seu tempo com seus discípulos, até os chamava de amigos: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.” (João 15:15). Muitas vezes ele foi criticado por estar andando junto com pecadores, por visitar pessoas que eram discriminadas pela sociedade. O fato é que Jesus foi o maior exemplo de como tratar as pessoas, sempre as ouvia, as ajudava, as ensinava, foi um verdadeiro mestre da sensibilidade. Jesus valorizava cada pessoa independente de sua condição social, ou de seu estado moral atual.Somos saudáveis socialmente quando nos relacionamos bem com as pessoas. Isso significa gastarmos tempo com elas, conversarmos, compartilharmos experiências, termos momentos de edificação mútua. Em Lucas 10:27 parte b, temos o mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Se amamos as pessoas que estão ao nosso redor, nossos pais, parentes, amigos e irmãos em Cristo, estaremos dispostos a gastar tempo com elas. Um crente “ermitão”, é aquele que vive isolado das outras pessoas, não se comunica, não se relaciona. Esse tipo de cristão é presa fácil para o desânimo, a tristeza e o fracasso como homem/mulher de Deus. Deus nos chama para vivermos em comunhão, como diz lá em 1 Jo 1:7: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros”. Ninguém pode viver sozinho, isolado, é necessário que vivamos momentos de união, de companheirismo e de crescimento coletivo. “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” (1 João 4:20). O amor às outras pessoas reflete nosso amor para com Deus. Se amamos, temos comunhão, estamos próximos.
Você tem dedicado tempo para desenvolver suas amizades, compartilhar com outras pessoas seus sonhos, seus projetos, para se divertir e passar momentos agradáveis junto de outras pessoas? Você está aberto a novos relacionamentos de amizade? Você é uma pessoa sociável, ou quando alguém te convida para algum evento social você nunca está disponível? A maneira como você gasta seu tempo demonstra aquilo que você acha importante. Você tem dado o devido valor para as pessoas que estão ao seu redor?
Saúde Intelectual
Sua alma é constituída de razão e emoção. Suas ações são precedidas por pensamentos, e suas ações refletem quem você é no seu interior, “porque, como imagina em sua alma, assim ele é” (Pv 23:7). O saudável intelectualmente é aquele que alimenta continuamente seu intelecto, progredindo cada dia mais rumo à sabedoria. “Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino.” (Pv 3:13) Uma pessoa sábia é aquela que consegue assimilar a informação, transformá-la em conhecimento e aplicar esse conhecimento no seu dia-a-dia solucionando problemas.Vivemos em um mundo saturado de informações, a maior parte delas informações pouco úteis para nossas vidas, sendo assim, priorizamos e retemos apenas as informações que nosso cérebro considera relevantes. Muitas pessoas priorizam aprender apenas conhecimentos técnicos, ou escolares, esquecendo-se de aprender com a escola da vida, e também de aprender verdades espirituais contidas na Bíblia.
Muitas vezes as pessoas sofrem porque lhes faltam conhecimento, ficam cativas a velhos paradigmas que as impedem de ver a realidade como ela é, ficando presas em mentiras criadas para escravizá-las a uma visão de mundo limitada e negativa. “Portanto, o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento” (Isaías 5:13). A pior prisão do mundo é a prisão da mente, da inteligência. A mente é um verdadeiro campo de batalha, para vencermos nessa área devemos levar “cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (2 Cor 10:5). A bíblia nos diz que bem aventurado é o homem que medita de dia e de noite na lei do Senhor, nos seus propósitos, nos seus desígnios (Sl 1:2). No versículo seguinte continua “ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.” Porque isso acontece? Porque quando o homem busca o conhecimento do alto, o conhecimento de Deus, a Palavra viva de Deus opera na sua vida, e todas as promessas de Deus começam a se cumprir.
Existe uma outra questão, não menos importante. O verdadeiro sábio, ouve os conselhos que são dados a ele e retém o que é bom. O insensato despreza os conselhos, e continua no mesmo caminho. Em Provérbios 12:15 lemos: “o caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos”. Não devemos seguir conselhos de perversos (Provérbios 12:5), mas sim de homens e mulheres genuínamente de Deus, que nos amam e quer o melhor para nossas vidas. Que bom seria se continuamente andássemos ao lado de pessoas sábias, e buscássemos aprender com elas, assim nossa vida seria muito melhor, e erraríamos menos.
Existem alguns inimigos da saúde intelectual, a maioria deles foram desenvolvidos por nós mesmos na forma de maus hábitos, tais como preguiça mental, preconceitos, orgulho (já sei! não preciso mais aprender!), indisciplina, entre outros. A boa notícia é que os maus hábitos podem ser mudados em bons hábitos. Cientistas afirmam que em um período de três semanas um novo hábito pode ser formado através da prática sistemática do novo hábito. Se você não tem costume de ler, de pensar mais sobre determinados assuntos, ou até mesmo de valorizar bons conselhos, então essa é a hora de você mudar suas atitudes, buscando o seu crescimento intelectual, procurando viver uma vida sábia.
COMO ADMINISTRAR MELHOR SEU TEMPO
A administração do tempo pode ser definida como um plano de utilização e controle do mesmo da forma mais eficiente e eficaz possível. O tempo é algo limitado, transitório e efêmero – e por isso mesmo, difícil de se controlar. Se você conseguir eliminar as atividades que geram esperdício de tempo, vai encontrar um modo de controlar o seu próprio tempo. No livro Administre seu tempo, de Ian Maitland, encontramos vários princípios úteis para melhorar a utilização do tempo, que citaremos de forma indireta e adaptada no decorrer desse estudo.
Dicas para administrar melhor seu tempo
-Priorize suas tarefas de acordo com a importância e a urgência das mesmas. Planeje de forma escrita suas atividades para os próximos dias, semanas e até mesmo meses. Avalie se está utilizando de forma sensata e correta o tempo, marcando os pontos em que você pode melhorar.
-Delegue tarefas. Ou seja, passe algumas de suas tarefas para que outras pessoas capacitadas as façam, isso quando for possível.
-Organize seu local de trabalho/estudo, para que o acesso à informações seja de fácil manuseio. Também aprenda a ler e escrever de forma mais eficiente e rápida.
-Controle o desperdício de tempo, ou seja, você deve capaz de lidar com interrupções, tanto de pessoas que tiram sua atenção pessoalmente, quanto de chamadas telefônicas no momento da realização de suas atividades.
-Use seu tempo livre para relaxar e ter um tempo de lazer, pois você precisa recuperar suas energias, merece descanso para estar pronto para retornar ao trabalho e dedicar-se a ele cem por cento.
Não é fácil implementar um plano de administração do tempo, pois existem alguns obstáculos a serem enfrentados tais como atitudes, hábitos e grande quantidade de trabalho. Administrar o tempo deve tornar-se uma prioridade, para isso deve acontecer uma reavaliação das atitudes que até então estavam sendo tomadas. Paralelamente deve-se desenvolver novos hábitos, e lutar contra os hábitos antigos, que tendem a reaparecer depois de algum tempo. A quantidade de trabalho de uma pessoa pode parecer gigantesca, e impossível de ser administrada, mas através do desenvolvimento de um plano adequado, a pessoa pode melhorar bastante sua situação.
Para desenvolver um plano bem sucedido de administração do tempo é necessário relacionar a quantidade de trabalho com ao tempo que você tem disponível. Para isso é necessário:
- conhecer seus objetivos. Onde você quer chegar? O que fazer? O que não fazer? Em quanto tempo vou atingir meus objetivos? Como vou avalia-los?
- organize um registro diário. Divida seu tempo disponível, sabendo o que fazer com ele. Estime a duração de cada atividade, divida o tempo e registre as atividades realizadas e as não realizadas.
Observações:
- avalie o uso de seu tempo. Após alguns dias em que estiver seguindo o registro diário avalie o uso de seu tempo. Estime a duração do tempo de trabalho (quanto tempo estou gastando com tarefas escolares? Quanto tempo foi gasto com oração, etc); Compare se está sendo dedicada às tarefas o tempo necessário para a realização das mesmas (se não, faça alterações em seu planejamento diário); avalie as atividades que desperdiçam o tempo (conversas que não edificam, pausas demoradas para o cafezinho ou coisas semelhantes).
Encontramos também algumas soluções práticas para economizar tempo em um folder da série Informações Gerenciais de Edição do Sebrae, elaborado por Arildo Francisco da Costa. Segue-se abaixo as soluções:
- Estabeleça metas: anuais, mensais, semanais e diárias
- Programe suas tarefas e atividades da semana e do dia, em função dessas metas
- Identifique as atividades que levem aos resultados e concentre-se nelas
- Faça as coisas em ordem de prioridade
- Controle diariamente as atividades realizadas e os resultados alcançados
- Saiba onde seu tempo é realmente empregado
- Estabeleça data e hora para início e fim de cada atividade
- Elimine os seus desperdiçadores de tempo
- Melhore suas rotinas e hábitos de trabalho.
O mais importante no uso do tempo é pensarmos sobre como empregamos nosso tempo. Parece simples mas a maioria das pessoas não avaliam a forma como estão gastando seu tempo, e acabam não conseguindo conciliar as diversas atividades que deve realizar no dia a dia aos objetivos que querem alcançar a médio e/ou longo prazo.
A administração do tempo pode ser definida como um plano de utilização e controle do mesmo da forma mais eficiente e eficaz possível. O tempo é algo limitado, transitório e efêmero – e por isso mesmo, difícil de se controlar. Se você conseguir eliminar as atividades que geram esperdício de tempo, vai encontrar um modo de controlar o seu próprio tempo. No livro Administre seu tempo, de Ian Maitland, encontramos vários princípios úteis para melhorar a utilização do tempo, que citaremos de forma indireta e adaptada no decorrer desse estudo.
Dicas para administrar melhor seu tempo
-Priorize suas tarefas de acordo com a importância e a urgência das mesmas. Planeje de forma escrita suas atividades para os próximos dias, semanas e até mesmo meses. Avalie se está utilizando de forma sensata e correta o tempo, marcando os pontos em que você pode melhorar.
-Delegue tarefas. Ou seja, passe algumas de suas tarefas para que outras pessoas capacitadas as façam, isso quando for possível.
-Organize seu local de trabalho/estudo, para que o acesso à informações seja de fácil manuseio. Também aprenda a ler e escrever de forma mais eficiente e rápida.
-Controle o desperdício de tempo, ou seja, você deve capaz de lidar com interrupções, tanto de pessoas que tiram sua atenção pessoalmente, quanto de chamadas telefônicas no momento da realização de suas atividades.
-Use seu tempo livre para relaxar e ter um tempo de lazer, pois você precisa recuperar suas energias, merece descanso para estar pronto para retornar ao trabalho e dedicar-se a ele cem por cento.
Não é fácil implementar um plano de administração do tempo, pois existem alguns obstáculos a serem enfrentados tais como atitudes, hábitos e grande quantidade de trabalho. Administrar o tempo deve tornar-se uma prioridade, para isso deve acontecer uma reavaliação das atitudes que até então estavam sendo tomadas. Paralelamente deve-se desenvolver novos hábitos, e lutar contra os hábitos antigos, que tendem a reaparecer depois de algum tempo. A quantidade de trabalho de uma pessoa pode parecer gigantesca, e impossível de ser administrada, mas através do desenvolvimento de um plano adequado, a pessoa pode melhorar bastante sua situação.
Para desenvolver um plano bem sucedido de administração do tempo é necessário relacionar a quantidade de trabalho com ao tempo que você tem disponível. Para isso é necessário:
- conhecer seus objetivos. Onde você quer chegar? O que fazer? O que não fazer? Em quanto tempo vou atingir meus objetivos? Como vou avalia-los?
- organize um registro diário. Divida seu tempo disponível, sabendo o que fazer com ele. Estime a duração de cada atividade, divida o tempo e registre as atividades realizadas e as não realizadas.
Observações:- avalie o uso de seu tempo. Após alguns dias em que estiver seguindo o registro diário avalie o uso de seu tempo. Estime a duração do tempo de trabalho (quanto tempo estou gastando com tarefas escolares? Quanto tempo foi gasto com oração, etc); Compare se está sendo dedicada às tarefas o tempo necessário para a realização das mesmas (se não, faça alterações em seu planejamento diário); avalie as atividades que desperdiçam o tempo (conversas que não edificam, pausas demoradas para o cafezinho ou coisas semelhantes).
Encontramos também algumas soluções práticas para economizar tempo em um folder da série Informações Gerenciais de Edição do Sebrae, elaborado por Arildo Francisco da Costa. Segue-se abaixo as soluções:
- Estabeleça metas: anuais, mensais, semanais e diárias
- Programe suas tarefas e atividades da semana e do dia, em função dessas metas
- Identifique as atividades que levem aos resultados e concentre-se nelas
- Faça as coisas em ordem de prioridade
- Controle diariamente as atividades realizadas e os resultados alcançados
- Saiba onde seu tempo é realmente empregado
- Estabeleça data e hora para início e fim de cada atividade
- Elimine os seus desperdiçadores de tempo
- Melhore suas rotinas e hábitos de trabalho.
O mais importante no uso do tempo é pensarmos sobre como empregamos nosso tempo. Parece simples mas a maioria das pessoas não avaliam a forma como estão gastando seu tempo, e acabam não conseguindo conciliar as diversas atividades que deve realizar no dia a dia aos objetivos que querem alcançar a médio e/ou longo prazo.
COMO ADMINISTRAR MELHOR SEU TEMPO/PARTE 5
Como tornar-se organizado
O primeiro passo para organizar seu tempo é priorizar suas tarefas. Você deve saber classificar suas atividades diferenciando-as em atividades urgentes e em atividades importantes. As atividades urgentes são aquelas que precisam ser realizadas imediatamente, sem adiamento, por exemplo, uma tarefa que é para ser entregue amanhã e vale 5 pontos na média. Já atividades importantes são aquelas que também precisam ser realizadas mas que possuem um prazo maior do que as urgentes, por exemplo, uma atividade que vale 1 ponto e o prazo a ser entregue é daqui a uma semana. Quando não é feita essa diferenciação, corre-se o risco de fazer atividades importantes deixando de fazer as atividades urgentes, prejudicando assim o rendimento na execução das tarefas.

Como controlar atividades que geram desperdício de tempo
Tente reduzir ao máximo as interrupções, a fim de que você possa concentrar-se totalmente nas tarefas mais imediatas. Se você se concentrar ao máximo em cada ação, não importa o quanto for trivial, cada ação será um sucesso. E, já que a natureza das coisas é que a cada sucesso abra caminho a outros sucessos, seu progresso em direção ao que você quer, e do que você quer em sua direção, aumentará mais rápido. Faça, a cada dia, tudo o que você pode fazer nesse dia, e faça cada ação em uma maneira eficiente. Não se incomode com o trabalho de ontem e se foi bem feito ou mal feito; faça direito o trabalho de hoje. Não tente fazer agora o trabalho de amanhã; haverá muito tempo para fazer isso quando o amanhã começar. Cada dia é um dia bem sucedido ou um dia de fracasso, e são os dias bem sucedidos que lhe trazem o que você quer. Caso haja algo que pode ser feito hoje e que você não o faz, você falhou no que concerne a essa ação – e as conseqüências podem ser mais desastrosas do que você imagina. Portanto concentre-se no dia de hoje, nas tarefas a serem realizadas agora, e evite ao máximo a dispersão de sua mente no momento da realização das mesmas.
As interrupções podem acontecer de pelo menos três maneiras: por contato pessoal, pelo telefone e pela própria pessoa. Faça um esforço no sentido de reduzir as interrupções causadas por contato pessoal marcando reuniões para horários combinados, e peça para que não o interrompam, pelo menos durante determinados períodos. Por exemplo, no momento de seu devocional com Deus, feche a porta do seu quarto e coloque uma placa na porta dizendo: “não perturbe, estou em oração”. Se for necessário, procure algum ambiente mais calmo, onde não te interromperão, exemplo: bibliotecas. Caso seja interrompido estabeleza um limite de tempo afirmando: “só tenho cinco minutos”, ou algo parecido – e certifique-se de que você vai obedecer a isso.
O telefone também toma muito tempo. Se for o caso, defina horários nos quais você não deve ser perturbado de maneira alguma, e garanta isso desligando o telefone da tomada. Se for interrompido, adote uma maneira parecida com a dos contatos pessoais – defina um tempo limitado, não fuja do assunto em questão.
A terceira maneira de ser interrompido é por você mesmo. Quando você está se dedicando a tarefas que não gosta, as interrupções talvez acabam-se tornando bem vindas, sua atenção volta-se para algo diferente daquilo que era pra você estar concentrado. Se você for suscetível a interrupções, é preciso que se esforce e se concentre total e exclusivamente na tarefa mais imediata. Tente cumprir essa tarefa em um período determinado. O escritor e estudioso da Inteligência, Augusto Cury, fala sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Segundo esse pesquisador, o excesso de informações a que nosso cérebro é submetido, causa um déficit na capacidade de concentração, aumento da ansiedade, e consequentemente uma diminuição da capacidade de assimilação de novas informações. Para ele, a SPA é um problema principalmente para as crianças e os adolescentes, que estão submetidas à muitos estímulos visuais, oriundos do uso constante da televisão, internet, vídeo games, etc. Os portadores de SPA adquirem uma dependência por novos estímulos. Eles se agitam na cadeira, têm conversas paralelas, não se concentram, mexem com os colegas. Esses comportamentos são tentativas de aliviar a ansiedade gerada pela SPA. Você deve estar ciente disto, e se você possui SPA deve procurar meios de evitar que isso atrapalhe sua vida, evitando as causas dessa deficiência.
Para enfrentar interrupções contínuas, você deve ser decisivo, permanecer em uma posição firme, porém educada. Você deve estar preparado para dizer “não” para problemas triviais, principalmente quando você estiver ocupado demais com assuntos urgentes e/ou importantes. Você tem todo o direito de utilizar essa palavra – diga-a com decisão e firmeza. O importante é que você concentre-se no que estiver fazendo a fim de que a tarefa seja concluída de modo certo e em tempo hábil. Também é correto contrabalançar. Seja acessível em horários importantes e responda a chamadas telefônicas conforme prometido. Você deve ser visto como alguém firme, mas justo – agradável e prestativo – mas nunca como alguém generoso demais.
Como aproveitar suas horas de lazer
Com freqüência as exigências do trabalho/escola podem acabar invadindo seus horários livres e finais de semana, fazendo com que você cumpra trabalhos adicionais ou se preocupe com eles. Você não pode trabalhar com eficiência e eficácia se não tiver intervalos regulares que lhe permitam restaurar suas energias. Você precisa ser capaz de evitar o estresse, para isso estabeleça sempre prioridades dando mais tempo às tarefas urgentes/importantes e menos para as pouco significativas. Dê a essas o tempo que necessitem, mas não mais do que isso.
Aprenda a relaxar. Para lidar com os sintomas do estresse (dores de cabeça, dificuldade de respirar e dores musculares) liberte-se do trabalho enquanto estiver em casa. Dedique-se a hobbies, faça exercícios e durma o suficiente. Não vá se deitar tarde da noite. Assim poderá acordar cansado pela manhã, e não renderá no dia seguinte. Descubra seu período de sono ideal por tentativa e erro e mantenha-se fiel a ele. Lembre-se de que uma boa noite de sono ajuda a manter um organismo saudável e disposto para as atividades do próximo dia, além disso ajuda a manter o bom humor e uma atitude positiva diante das circunstâncias da vida. Jamais negocie sua saúde. Você só tem uma, se perde-la nada poderá recupera-la.
Dicas de como controlar o estresse :
- Trabalhe no máximo dez horas por dia – depois, desligue-se!
- Não encare prazos irreais. Seja honesto consigo mesmo: muitas tarefas podem esperar um pouco mais
- Obrigue-se a caminhar mais lentamente ao sentir que seus pés estão cansados
- Varie sua rotina de tempos em tempos. Isso vai ajuda-lo a observar tarefas antigas sob uma nova ótica, incentivando-o.
- Dê-se por feliz ao encerrar uma atividade em tempo e de modo correto. Dê-se como prêmio um cafezinho ou um refresco!
- Procure ajudar os outros e aceite ajuda deles. É importante mostrar que “estou aqui”.
- Encare o fato de que não se pode querer mudar a natureza/comportamento dos outros, e não fique perturbado com as atitudes dos outros.
- Esqueça o passado – o futuro é o que importa. Concentre-se em aprimorar isso.
- Sorria mais – isso é contagioso!
- Dê uma relaxada de 10 a 15 minutos de manhã e à tarde. Faça um passeio ou sente-se em algum lugar e fique em silêncio. Feche os olhos, ouça música; faça aquilo que possa acalma-lo. Recupere as energias!
- Reserve 30 minutos para o almoço. Coma e beba devagar. Evite conversar sobre trabalho, desligue-se!
- Tire pelo menos um dia de folga por semana. Lembre-se de que Deus nos deu o exemplo: “e, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito”. (Gênesis 2:2). O descanso sabático (como é chamado o descanso no sétimo dia) é algo que deve continuar acontecendo, não por causa da lei, mas porque precisamos de descanso, e de nos fortalecer pelo menos uma vez na semana. É bom tirarmos um dia para reafirmarmos nossas convicções, fortalecer nossa fé, avaliar nossas atitudes da semana que passou, reavaliando e preparando-nos para uma nova semana.
É preciso também haver um equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida particular. Lembre-se “trabalho com afinco e divirta-se com afinco”. Se você trabalha com afinco, você merece igualmente seu descanso. Se você se empenhar mais em aproveitar seu tempo livre, irá sentir-se mais feliz e menos tenso, retornando ao trabalho com uma atitude positiva que proporcionará um trabalho mais eficiente e proveitoso, utilizando seu tempo com o melhor de suas capacidades.
Suas atitudes diante da administração do tempo que tem disponível revelam as verdadeiras intenções de seu coração. Lembre-se de que seus sonhos devem ser construídos um pouco a cada dia. Tudo o que você deseja sinceramente deve considerar fazer todos os dias. Se deseja aprender uma segunda língua, por exemplo, deve estudar diariamente; se deseja casar deve orar por isso diariamente, se deseja ter comunhão com Deus deve fazer isso diariamente. Seu sucesso na vida é fruto dos sucessos acumulados por você todos os dias. A partir de hoje pense no tempo como algo precioso, como uma oportunidade que lhe é dada para que os propósitos de Deus se cumpram em você.
Como tornar-se organizado
O primeiro passo para organizar seu tempo é priorizar suas tarefas. Você deve saber classificar suas atividades diferenciando-as em atividades urgentes e em atividades importantes. As atividades urgentes são aquelas que precisam ser realizadas imediatamente, sem adiamento, por exemplo, uma tarefa que é para ser entregue amanhã e vale 5 pontos na média. Já atividades importantes são aquelas que também precisam ser realizadas mas que possuem um prazo maior do que as urgentes, por exemplo, uma atividade que vale 1 ponto e o prazo a ser entregue é daqui a uma semana. Quando não é feita essa diferenciação, corre-se o risco de fazer atividades importantes deixando de fazer as atividades urgentes, prejudicando assim o rendimento na execução das tarefas.
Como controlar atividades que geram desperdício de tempo
Tente reduzir ao máximo as interrupções, a fim de que você possa concentrar-se totalmente nas tarefas mais imediatas. Se você se concentrar ao máximo em cada ação, não importa o quanto for trivial, cada ação será um sucesso. E, já que a natureza das coisas é que a cada sucesso abra caminho a outros sucessos, seu progresso em direção ao que você quer, e do que você quer em sua direção, aumentará mais rápido. Faça, a cada dia, tudo o que você pode fazer nesse dia, e faça cada ação em uma maneira eficiente. Não se incomode com o trabalho de ontem e se foi bem feito ou mal feito; faça direito o trabalho de hoje. Não tente fazer agora o trabalho de amanhã; haverá muito tempo para fazer isso quando o amanhã começar. Cada dia é um dia bem sucedido ou um dia de fracasso, e são os dias bem sucedidos que lhe trazem o que você quer. Caso haja algo que pode ser feito hoje e que você não o faz, você falhou no que concerne a essa ação – e as conseqüências podem ser mais desastrosas do que você imagina. Portanto concentre-se no dia de hoje, nas tarefas a serem realizadas agora, e evite ao máximo a dispersão de sua mente no momento da realização das mesmas.
As interrupções podem acontecer de pelo menos três maneiras: por contato pessoal, pelo telefone e pela própria pessoa. Faça um esforço no sentido de reduzir as interrupções causadas por contato pessoal marcando reuniões para horários combinados, e peça para que não o interrompam, pelo menos durante determinados períodos. Por exemplo, no momento de seu devocional com Deus, feche a porta do seu quarto e coloque uma placa na porta dizendo: “não perturbe, estou em oração”. Se for necessário, procure algum ambiente mais calmo, onde não te interromperão, exemplo: bibliotecas. Caso seja interrompido estabeleza um limite de tempo afirmando: “só tenho cinco minutos”, ou algo parecido – e certifique-se de que você vai obedecer a isso.
O telefone também toma muito tempo. Se for o caso, defina horários nos quais você não deve ser perturbado de maneira alguma, e garanta isso desligando o telefone da tomada. Se for interrompido, adote uma maneira parecida com a dos contatos pessoais – defina um tempo limitado, não fuja do assunto em questão.A terceira maneira de ser interrompido é por você mesmo. Quando você está se dedicando a tarefas que não gosta, as interrupções talvez acabam-se tornando bem vindas, sua atenção volta-se para algo diferente daquilo que era pra você estar concentrado. Se você for suscetível a interrupções, é preciso que se esforce e se concentre total e exclusivamente na tarefa mais imediata. Tente cumprir essa tarefa em um período determinado. O escritor e estudioso da Inteligência, Augusto Cury, fala sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Segundo esse pesquisador, o excesso de informações a que nosso cérebro é submetido, causa um déficit na capacidade de concentração, aumento da ansiedade, e consequentemente uma diminuição da capacidade de assimilação de novas informações. Para ele, a SPA é um problema principalmente para as crianças e os adolescentes, que estão submetidas à muitos estímulos visuais, oriundos do uso constante da televisão, internet, vídeo games, etc. Os portadores de SPA adquirem uma dependência por novos estímulos. Eles se agitam na cadeira, têm conversas paralelas, não se concentram, mexem com os colegas. Esses comportamentos são tentativas de aliviar a ansiedade gerada pela SPA. Você deve estar ciente disto, e se você possui SPA deve procurar meios de evitar que isso atrapalhe sua vida, evitando as causas dessa deficiência.
Para enfrentar interrupções contínuas, você deve ser decisivo, permanecer em uma posição firme, porém educada. Você deve estar preparado para dizer “não” para problemas triviais, principalmente quando você estiver ocupado demais com assuntos urgentes e/ou importantes. Você tem todo o direito de utilizar essa palavra – diga-a com decisão e firmeza. O importante é que você concentre-se no que estiver fazendo a fim de que a tarefa seja concluída de modo certo e em tempo hábil. Também é correto contrabalançar. Seja acessível em horários importantes e responda a chamadas telefônicas conforme prometido. Você deve ser visto como alguém firme, mas justo – agradável e prestativo – mas nunca como alguém generoso demais.
Como aproveitar suas horas de lazer
Com freqüência as exigências do trabalho/escola podem acabar invadindo seus horários livres e finais de semana, fazendo com que você cumpra trabalhos adicionais ou se preocupe com eles. Você não pode trabalhar com eficiência e eficácia se não tiver intervalos regulares que lhe permitam restaurar suas energias. Você precisa ser capaz de evitar o estresse, para isso estabeleça sempre prioridades dando mais tempo às tarefas urgentes/importantes e menos para as pouco significativas. Dê a essas o tempo que necessitem, mas não mais do que isso.
Aprenda a relaxar. Para lidar com os sintomas do estresse (dores de cabeça, dificuldade de respirar e dores musculares) liberte-se do trabalho enquanto estiver em casa. Dedique-se a hobbies, faça exercícios e durma o suficiente. Não vá se deitar tarde da noite. Assim poderá acordar cansado pela manhã, e não renderá no dia seguinte. Descubra seu período de sono ideal por tentativa e erro e mantenha-se fiel a ele. Lembre-se de que uma boa noite de sono ajuda a manter um organismo saudável e disposto para as atividades do próximo dia, além disso ajuda a manter o bom humor e uma atitude positiva diante das circunstâncias da vida. Jamais negocie sua saúde. Você só tem uma, se perde-la nada poderá recupera-la.Dicas de como controlar o estresse :
- Trabalhe no máximo dez horas por dia – depois, desligue-se!- Não encare prazos irreais. Seja honesto consigo mesmo: muitas tarefas podem esperar um pouco mais
- Obrigue-se a caminhar mais lentamente ao sentir que seus pés estão cansados
- Varie sua rotina de tempos em tempos. Isso vai ajuda-lo a observar tarefas antigas sob uma nova ótica, incentivando-o.
- Dê-se por feliz ao encerrar uma atividade em tempo e de modo correto. Dê-se como prêmio um cafezinho ou um refresco!
- Procure ajudar os outros e aceite ajuda deles. É importante mostrar que “estou aqui”.
- Encare o fato de que não se pode querer mudar a natureza/comportamento dos outros, e não fique perturbado com as atitudes dos outros.
- Esqueça o passado – o futuro é o que importa. Concentre-se em aprimorar isso.
- Sorria mais – isso é contagioso!
- Dê uma relaxada de 10 a 15 minutos de manhã e à tarde. Faça um passeio ou sente-se em algum lugar e fique em silêncio. Feche os olhos, ouça música; faça aquilo que possa acalma-lo. Recupere as energias!
- Reserve 30 minutos para o almoço. Coma e beba devagar. Evite conversar sobre trabalho, desligue-se!
- Tire pelo menos um dia de folga por semana. Lembre-se de que Deus nos deu o exemplo: “e, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito”. (Gênesis 2:2). O descanso sabático (como é chamado o descanso no sétimo dia) é algo que deve continuar acontecendo, não por causa da lei, mas porque precisamos de descanso, e de nos fortalecer pelo menos uma vez na semana. É bom tirarmos um dia para reafirmarmos nossas convicções, fortalecer nossa fé, avaliar nossas atitudes da semana que passou, reavaliando e preparando-nos para uma nova semana.
É preciso também haver um equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida particular. Lembre-se “trabalho com afinco e divirta-se com afinco”. Se você trabalha com afinco, você merece igualmente seu descanso. Se você se empenhar mais em aproveitar seu tempo livre, irá sentir-se mais feliz e menos tenso, retornando ao trabalho com uma atitude positiva que proporcionará um trabalho mais eficiente e proveitoso, utilizando seu tempo com o melhor de suas capacidades.
Suas atitudes diante da administração do tempo que tem disponível revelam as verdadeiras intenções de seu coração. Lembre-se de que seus sonhos devem ser construídos um pouco a cada dia. Tudo o que você deseja sinceramente deve considerar fazer todos os dias. Se deseja aprender uma segunda língua, por exemplo, deve estudar diariamente; se deseja casar deve orar por isso diariamente, se deseja ter comunhão com Deus deve fazer isso diariamente. Seu sucesso na vida é fruto dos sucessos acumulados por você todos os dias. A partir de hoje pense no tempo como algo precioso, como uma oportunidade que lhe é dada para que os propósitos de Deus se cumpram em você.
A evolução tecnológica e a informática vieram para tornar mais fácil a vida das pessoas, mas ao invés disso, elas estão mais ocupadas do que nunca. Se você quer aprender a administrar melhor o seu tempo e obter o máximo aproveitamento de cada dia, esteja atento às dicas que seguem:
• Agende todos os seus compromissos e faça uma lista de tarefas;
• Planeje a execução das tarefas mais difíceis para os momentos do dia em que você esteja sujeito a menos interrupções;
• Programe algum tempo para você. Desperte meia hora mais cedo ou vá para cama um pouco mais tarde que o habitual para conseguir mais tempo para atividades pessoais no seu dia;
• Priorize o que você precisa realizar. Há uma teoria segundo a qual oitenta por cento das nossas realizações são provenientes de vinte por cento de nossos esforços. Pense de modo estratégico, determine quais são as atividades primordiais, que geram maior resultado, e concentre nelas seus esforços;
• Delegue as tarefas que puder. Se tiver outras pessoas à disposição, recrute-as para ajudar. Isso vale tanto para atividades domésticas quanto profissionais. Para saber como fazer isso leia nosso artigo sobre Liderança no Trabalho - Como Delegar.
• Aprenda a dizer não às solicitações desnecessárias que consomem seu tempo. Por exemplo, não seja voluntário em uma comissão se você não tiver tempo para isso, e decline de convites para eventos que você não terá tempo de assistir;
• Supere a procrastinação. Para isso, leia nosso artigo sobre Como Parar de Adiar Tarefas;
• Evite o perfeccionismo. Não perca tempo buscando obsessivamente aperfeiçoar uma tarefa quando poderia gastar melhor o tempo realizando a próxima.
Lembre-se que a tecnologia deve ser usada a seu favor. Uma agenda eletrônica ou programas de computador podem ser de grande valia para ajudar na sua organização pessoal.
• Agende todos os seus compromissos e faça uma lista de tarefas;
• Planeje a execução das tarefas mais difíceis para os momentos do dia em que você esteja sujeito a menos interrupções;
• Programe algum tempo para você. Desperte meia hora mais cedo ou vá para cama um pouco mais tarde que o habitual para conseguir mais tempo para atividades pessoais no seu dia;
• Priorize o que você precisa realizar. Há uma teoria segundo a qual oitenta por cento das nossas realizações são provenientes de vinte por cento de nossos esforços. Pense de modo estratégico, determine quais são as atividades primordiais, que geram maior resultado, e concentre nelas seus esforços;
• Delegue as tarefas que puder. Se tiver outras pessoas à disposição, recrute-as para ajudar. Isso vale tanto para atividades domésticas quanto profissionais. Para saber como fazer isso leia nosso artigo sobre Liderança no Trabalho - Como Delegar.
• Aprenda a dizer não às solicitações desnecessárias que consomem seu tempo. Por exemplo, não seja voluntário em uma comissão se você não tiver tempo para isso, e decline de convites para eventos que você não terá tempo de assistir;
• Supere a procrastinação. Para isso, leia nosso artigo sobre Como Parar de Adiar Tarefas;
• Evite o perfeccionismo. Não perca tempo buscando obsessivamente aperfeiçoar uma tarefa quando poderia gastar melhor o tempo realizando a próxima.
Lembre-se que a tecnologia deve ser usada a seu favor. Uma agenda eletrônica ou programas de computador podem ser de grande valia para ajudar na sua organização pessoal.

Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir